Rank das melhores universidades de farmácia do mundo

Rank das melhores universidades de farmácia do mundo

Alguns colegas de profissão, e até mesmo estudantes de farmácia, eventualmente me questionam a respeito de quais seriam as melhores universidades de farmácia, não só no Brasil, mas também no mundo.

Diante de tais questionamentos, fiz uma pesquisa e encontrei os resultados baseados em avaliações realistas e fundamentadas em pesquisas com embasamento técnico científico.

No entanto, o levantamento foi feito com resultados obtidos do ano de 2015, ainda não tendo informações a respeito das melhores universidades de farmácia em 2016.

E para conhecimento, seguem abaixo a relação das top 50 melhores universidades de farmácia:

 

Top 50 – Melhores universidades de farmácia no mundo

Melhores universidade de farmácia no mundo 1Melhores universidade de farmácia no mundo 2

Melhores universidade de farmácia no mundo3

Melhores universidade de farmácia no mundo

Screen Shot 2016-05-29 at 12.26.38 PM

 

Notem que há problemas na numeração do ranking das universidades, mas este é proveniente do site no qual a pesquisa foi originada.

 

TOP 10 – Melhores Universidades de Farmácia no Brasil

No Brasil, o resultados para as melhores universidades foi o demonstrado no quadro abaixo:

Melhores universidades de farmácia no Brasil

Conclusão

Através da pesquisa realizada fica claro que o Brasil ainda tem muito o que melhorar em termos de ensino se comparado aos demais países, visto que o rank da melhor universidade de farmácia no Brasil está na 46° posição mundial.

Além disso, a grade curricular ainda está longe de ser considerada como o ideal, principalmente quando o profissional farmacêutico brasileiro tenta validar o seu diploma em outro país, como já trouxemos alguns artigos aqui no Portal comprovando a veracidade deste fato.

Não só a grade de matérias é insuficiente como o número de horas, na grande maioria das vezes, é muito inferior ao praticado em outros países.

Sendo assim, cabe aqui uma reflexão das Instituições de ensino brasileiras com relação ao conteúdo, grade horária, e até mesmo da qualificação dos professores.

Lógico que não podemos generalizar, afinal, eu mesma tive a oportunidade de ter como professores excelentes profissionais, com doutorado, mestrado, PHD, etc. Que muito contribuíram para a minha formação. Mas, infelizmente, tive também que encarar, ao longo de 5 anos de estudo, alguns professores que mal sabiam o que estavam falando, não só pela falta de conhecimento, mas pela falta de clareza ao transmitir seus conhecimentos.

Sendo assim, fica aqui a dica explícita sobre a fragilidade de nosso ensino e a sincera torcida para que as universidades de farmácia brasileiras busquem por melhoria contínua de seus mestres e disciplinas para que nos próximos anos nosso rank seja superior ao expresso acima.

 

Leia também

 

Referência

http://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-rankings/2015/pharmacy-pharmacology#sorting=rank+region=+country=+faculty=+stars=false+search=

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

3 COMENTÁRIOS

  1. O ranking apresentado leva em conta as Faculdades de Farmácia e os Departamentos de Farmacologia, considerando o ensino, a pesquisa e a importância social nas comunidades. Por exemplo, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Departamento de Farmacologia da USP-Ribeirão Preto apresentam uma expressiva colaboração nas atividades consideradas, com isso a posição 46 no ranking é muita boa, sendo a melhor na América Latina . Vale assinalar que a Faculdade de Odontologia da USP- São Paulo foi posicionada no ranking entre as 05 melhores no mundo e as Faculdades de Medicina se posicionaram entre as 100-150. Por último, vale lembrar que no mundo atual existem mais 50.000 Universidades.

  2. O ranking apresentado leva em conta as Faculdades de Farmácia e os Departamentos de Farmacologia, considerando o ensino, a pesquisa e a importância social nas comunidades. Por exemplo, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Departamento de Farmacologia da USP-Ribeirão Preto apresentam uma expressiva colaboração nas atividades consideradas, com isso a posição 46 no ranking é muita boa, sendo a melhor na América Latina . Vale assinalar que a Faculdade de Odontologia da USP- São Paulo foi posicionada no ranking entre as 05 melhores no mundo e as Faculdades de Medicina se posicionaram entre as 100-150. Por último, vale lembrar que no mundo atual existem mais 50.000 Universidades.

Deixe uma reposta