CFF disponibiliza modelos de formulários para documentação de prescrição farmacêutica

4
86322
Publicado pe CFF em 12 de Fevereiro de 2015

O CFF disponibilizou modelos de formulários para padronizar e regulamentar a prática relacionada às atribuições clínicas do farmacêutico e da prescrição farmacêutica. A medida foi feita com base nas publicações da Resoluções nº 585 e 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O Conselho Federal de Farmácia adotou diversas estratégias para subsidiar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para o exercício de um novo modelo de prática profissional. Uma dessas estratégias é o Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar). A atualização da prática profissional foi feita com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO/2013), do Ministério do Trabalho e Emprego; e a sanção, em 2014, da Lei 13.021.

Sobre o PROFAR

O Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar) tem o objetivo de contribuir para a disseminação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades para a provisão de serviços pelo farmacêutico, como por exemplo:

  • Acompanhamento farmacoterapêutico;
  • Conciliação de medicamentos;
  • Revisão da farmacoterapia;
  • Educação em saúde;
  • Rastreamento em saúde;
  • Manejo de problemas de saúde auto limitados.

Entre as primeiras ações do Profar está a disponibilização de modelos da documentação necessária ao processo de cuidado do paciente.

“Durante a prestação de serviços é fundamental que o farmacêutico desenvolva habilidades para registrar as informações coletadas e, a partir delas, ter condições de acompanhar a evolução terapêutica do paciente e os resultados das intervenções propostas.

Os modelos apresentados pelo CFF têm como objetivo padronizar ações entre os farmacêuticos com atuação clínica, por isso, o Conselho preparou alguns modelos de prontuário do paciente, de redação da prescrição e de encaminhamento a outros profissionais da saúde”, informa Walter Jorge João, Presidente do CFF. (Modelos abaixo).

Prontuário

A documentação referente ao processo de cuidado deve ser feita em prontuário próprio para cada paciente, organizado de forma a manter o registro dos atendimentos e, portanto, a história farmacoterapêutica e clínica do paciente.

Uma das formas mais comuns de registro, adotada por diferentes profissionais da saúde, é o modelo SOAP (do inglês, Subjective, Objetictive, Assessment Plan), que organiza as informações em dados subjetivos (S), objetivos (O), avaliação (A) e plano (P). O CFF apresenta um modelo que permite a organização das informações dos pacientes e o registro de evolução.

 

 

Modelo de Prontuário de paciente

Modelos de Prontuários disponíveis:

 

 

Receita e prescrição farmacêutica

Durante a prestação de serviços farmacêuticos, o profissional utiliza um raciocínio que gera a seleção da(s) melhor(es) conduta(s) que deve ser documentada por meio da receita e entregue ao paciente. A receita e prescrição farmacêutica deve ser redigida segundo as seguintes orientações:

  • Texto em português
  • Texto escrito por extenso
  • Escrita legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais, sem emendas.
  • Não pode haver rasuras, incluindo os componentes previstos no artigo 9º, da Resolução 586, de 29 de agosto de 2013.

Modelo de Receita para Prescrição Farmacêutica

Encaminhamento a outro Profissional da Saúde

Quando o farmacêutico decide como conduta encaminhar o paciente a outro profissional da saúde, ele precisa garantir que, tanto o usuário, quanto o profissional compreendam o motivo da recomendação feita pelo farmacêutico.

Este procedimento tem como objetivo a compreensão do outro profissional a respeito do raciocínio clínico utilizado pelo farmacêutico, assim como, da conduta selecionada. O documento formaliza a comunicação com outros profissionais.

Modelo de Encaminhamento

Modelos de Encaminhamento disponíveis:

Referências

  • Fonte das informações: CFF
    Autor: Comunicação
  • Resoluções nº 585 e 586/2013
Artigo anteriorIsenção de registros para cosméticos – RDC 07 de 2015 ANVISA
Próximo artigoANVISA atualiza informes técnicos para a área de saneantes.
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Clique aqui para ter acesso a mais informações a respeito da prescrição farmacêutica e seus re…. […]

  2. Bom dia, eu estou finalizando a minha especialização em farmácia clínica no hospital Albert Einstein e estou fazendo o curso do CRF de Introdução à Prescrição Farmacêutica e podemos utilizar instrumentos como medscape, epócrates e vademecum, você conhece mais algum guidelline ou ferramenta disponível?
    Grata pela atenção,

    • Prezada Mônica,

      Como não sou especialista no assunto, recorri à ajuda de uma grande profissional. Segue abaixo a resposta:
      “Segundo o professor Francisco Alves farmacêutico clínico Neonatal, o melhor livro a ser usado é o Trissel. Mas ele é em inglês. Segundo ele, não há outro melhor como guia. E se basear nos parâmetros nacionais de hospitais de referência. Isto aprendi em uma aula que assisti dele.” Juliana David

      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui