Publicado pe CFF em 12 de Fevereiro de 2015
O CFF disponibilizou modelos de formulários para padronizar e regulamentar a prática relacionada às atribuições clínicas do farmacêutico e da prescrição farmacêutica. A medida foi feita com base nas publicações da Resoluções nº 585 e 586/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
O Conselho Federal de Farmácia adotou diversas estratégias para subsidiar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para o exercício de um novo modelo de prática profissional. Uma dessas estratégias é o Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar). A atualização da prática profissional foi feita com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO/2013), do Ministério do Trabalho e Emprego; e a sanção, em 2014, da Lei 13.021.
Sobre o PROFAR
O Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar) tem o objetivo de contribuir para a disseminação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades para a provisão de serviços pelo farmacêutico, como por exemplo:
- Acompanhamento farmacoterapêutico;
- Conciliação de medicamentos;
- Revisão da farmacoterapia;
- Educação em saúde;
- Rastreamento em saúde;
- Manejo de problemas de saúde auto limitados.
Entre as primeiras ações do Profar está a disponibilização de modelos da documentação necessária ao processo de cuidado do paciente.
“Durante a prestação de serviços é fundamental que o farmacêutico desenvolva habilidades para registrar as informações coletadas e, a partir delas, ter condições de acompanhar a evolução terapêutica do paciente e os resultados das intervenções propostas.
Os modelos apresentados pelo CFF têm como objetivo padronizar ações entre os farmacêuticos com atuação clínica, por isso, o Conselho preparou alguns modelos de prontuário do paciente, de redação da prescrição e de encaminhamento a outros profissionais da saúde”, informa Walter Jorge João, Presidente do CFF. (Modelos abaixo).
Prontuário
A documentação referente ao processo de cuidado deve ser feita em prontuário próprio para cada paciente, organizado de forma a manter o registro dos atendimentos e, portanto, a história farmacoterapêutica e clínica do paciente.
Uma das formas mais comuns de registro, adotada por diferentes profissionais da saúde, é o modelo SOAP (do inglês, Subjective, Objetictive, Assessment Plan), que organiza as informações em dados subjetivos (S), objetivos (O), avaliação (A) e plano (P). O CFF apresenta um modelo que permite a organização das informações dos pacientes e o registro de evolução.
Modelo de Prontuário de paciente
Modelos de Prontuários disponíveis:
Receita e prescrição farmacêutica
Durante a prestação de serviços farmacêuticos, o profissional utiliza um raciocínio que gera a seleção da(s) melhor(es) conduta(s) que deve ser documentada por meio da receita e entregue ao paciente. A receita e prescrição farmacêutica deve ser redigida segundo as seguintes orientações:
- Texto em português
- Texto escrito por extenso
- Escrita legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais, sem emendas.
- Não pode haver rasuras, incluindo os componentes previstos no artigo 9º, da Resolução 586, de 29 de agosto de 2013.
Modelo de Receita para Prescrição Farmacêutica
- Modelo de RECEITA (Em branco)
- Modelo de RECEITA ( Com indicações de preenchimento)
- Modelo de RECEITA (Com exemplo de preenchimento)
Encaminhamento a outro Profissional da Saúde
Quando o farmacêutico decide como conduta encaminhar o paciente a outro profissional da saúde, ele precisa garantir que, tanto o usuário, quanto o profissional compreendam o motivo da recomendação feita pelo farmacêutico.
Este procedimento tem como objetivo a compreensão do outro profissional a respeito do raciocínio clínico utilizado pelo farmacêutico, assim como, da conduta selecionada. O documento formaliza a comunicação com outros profissionais.
Modelo de Encaminhamento
Modelos de Encaminhamento disponíveis:
Referências
- Fonte das informações: CFF
Autor: Comunicação
- Resoluções nº 585 e 586/2013
[…] Clique aqui para ter acesso a mais informações a respeito da prescrição farmacêutica e seus re…. […]
[…] Clique aqui para ter acesso a mais informações a respeito da prescrição farmacêutica e seus re…. […]
Bom dia, eu estou finalizando a minha especialização em farmácia clínica no hospital Albert Einstein e estou fazendo o curso do CRF de Introdução à Prescrição Farmacêutica e podemos utilizar instrumentos como medscape, epócrates e vademecum, você conhece mais algum guidelline ou ferramenta disponível?
Grata pela atenção,
Prezada Mônica,
Como não sou especialista no assunto, recorri à ajuda de uma grande profissional. Segue abaixo a resposta:
“Segundo o professor Francisco Alves farmacêutico clínico Neonatal, o melhor livro a ser usado é o Trissel. Mas ele é em inglês. Segundo ele, não há outro melhor como guia. E se basear nos parâmetros nacionais de hospitais de referência. Isto aprendi em uma aula que assisti dele.” Juliana David
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abs