Prescrições médicas: Brasil x EUA

1
49750

Resolvi escrever este texto diante de minha revolta pessoal, e profissional, relacionada às prescrições médicas brasileiras, principalmente, quando se tem a oportunidade, se é que posso chamar assim, de ver como é feita uma prescrição por um médico americano.

Para entender melhor vou contar uma breve história:

 

A necessidade de uma prescrição médica do fora do país

receita-medica-farmaceuticas cópia

Em Julho deste ano viajei de férias com a minha familía para os Estados Unidos, e, infelizmente, minha filha teve uma otite durante a viagem. Diante do quadro febril e de dor intensa no meio da noite, não me restou outra alternativa a não ser procurar uma clínica médica pediatra para pronto atendimento.

[quote_center]PS: as mães sabem que isso só acontece de noite mesmo…[/quote_center]

No post “Veja como funciona uma farmácia nos Estados Unidos“, já tinha escrito a maravilha que são os consultórios médicos dentro de farmácias americanas, e como os farmacêuticos e médicos trabalham em parceria nesses estabelecimentos. Mas diante da hora avançada, não tive como procurar por tais clínicas, pois já estavam fechadas.

Mas voltando à história, levei minha filha a uma clínica médica pediátrica, onde foi atendida de forma rápida e muito profissional. Antes de passar com a médica plantonista fizeram uma avaliação/triagem no qual eu nunca tinha visto algo parcerido aqui no Brasil a não ser em hospital.

Me perguntaram o que ela estava sentindo, o que eu tinha administrado, mediram pressão, peso, altura, etc. Toda a equipe médica muito educada e atenciosa.

Logo depois ela foi atendida em um dos consultórios por uma médica extremamente educada e compreensiva com a dor da minha filha,  avaliando o ouvido dela de forma muito delicada, pois estava chorando de dor.

Durante o atendimento fez mais alguns exames e todos foram inseridos no prontuário dela. Assim que a consulta finalizou me questionaram qual seria a melhor farmácia para eu retirar o medicamento, e encaminharam a receita diretamente para avaliação do farmacêutico da farmácia de plantão que eu havia escolhido. Sensacional!

A prescrição médica

Ao pegar a prescrição médica nas mãos fiquei chocada como profissional farmacêutica com a quantidade de informações, detalhes da consulta e orientações relacionadas à posologia.

Mas melhor do que contar é mostrar. Olha isso:

Receita Bia-1

Prescrição Ciprodex -1Atendimento farmacêutico

medicos-nas-farmacias-farmaceuticas

Ok que o colega farmacêutico não era tão simpático assim, mas os cuidados relacionados à avaliação farmacêutica foram extremamente profissionais.

O farmacêutico americano avaliou:

  • Prescrição médica x diagnóstico
  • Posologia indicada x características da paciente: idade, peso e altura
  • Preenchimento das informações médicas e considerações da análise farmacêutica no software especializado

E depois ele incluiu as seguintes orientações em cima da prescrição:

  • Bula do medicamento prescrito anexada à prescrição
  • Elaboração de etiqueta personalizada

etiqueta-prescricao

Olha que interessante, anexaram a bula do medicamento junto com a prescrição na farmácia:

Ciprodex - bula

E ainda colocaram o nome da minha filha no final da bula. Sem comentários!

Choque de realidade: Prescrições médicas brasileiras

E para aqueles que não entenderam o motivo de eu ter ficado tão impressionada com a qualidade e profissionalismo da prescrição médica e atenção farmacêutica, colecionei ao longo de anos as piores prescrições médicas que vi na internet.

Os erros são os mais grotescos possíveis.

Veja aqui algumas receitas selecionadas para o TOP 5 das piores prescrições médicas que já vi:

5° lugar: Amoxicilina 800

Não seria 875 mg?!? A caligrafia também é algo realmente impressionante!

amoxicilina

 

 

4° Ciclo 21 Injetável

A imagem fala por si só:

ciclo-21-injetavel

3° Colírio otológico

Essa é também antiguinha, mas é evidente que o médico não assistiu as aulas de farmacologia, e muito entende do medicamento prescrito:

mecicamento-para-ouvido

 

[quote_center]PS:  O correto é OTOSYNALAR!!! Sem falar que é medicamento para otite, ou seja, administração auricular e não ocular (nos olhos). Aff![/quote_center]

 

2° Diarreia

O “doutor” prescreveu diarreia para o paciente em associação a outro medicamento. Será que ele não confundiu sintoma com medicamento?

Creio que esse médico precisa urgente voltar para a faculdade:

diarreia

1° Estricnina

E o campeão de todos: estricnina!!!

A prescrição foi de uma dentista, mas é tão absurda que ficou em primeiro lugar!

estricnina-dentista

Conclusão

Tudo bem que não dá para generalizar que todas as prescrições médicas brasileiras são ruins, mas há de se concordar que estamos distantes muitos anos Luz comparados com o médicos e farmácias americanas, por exemplo.

Não só os médicos brasileiros, mas nós farmacêuticos temos uma longa jornada em busca da maestria na clínica farmacêutica.

E se este post servir de alguma coisa, além da indignição, que seja para o despertar da melhoria do nosso sistema de saúde. Médicos e farmacêuticos não podem ser inimigos, e sim aliados em busca da melhoria da saúde brasileira.

Para quem gostou, curta nossa página no face e compartilhe a matéria com seus colegas.

Abraços a todos e até a próxima!

 

Fernanda de Oliveira Bidóia

Farmacêutica, Consultora, Blogueira e Mãe.

 

Leia também:

Veja como funciona uma farmácia nos Estados Unidos

 

Artigo anteriorVaga de Analista de Validação e Desenvolvimento Analítico
Próximo artigoVaga de Farmacêutico em Garantia da Qualidade
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

1 COMENTÁRIO

  1. O numero 5, da Amoxacilina acredito que esteja escrito de 500mg, de 8/8h por 10 dias, mas realmente a letrinha não ajuda ne? Tem que adivinhar. A escopolamina a pessoa deve ser confundido dipirona com diarreia kkkk. O resto, sem comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui