Guia para consulta e prescrição farmacêutica gratuito para download

1
34042

O CRF-SP lançou recentemente um fascículo com orientações para o profissional farmacêutico de como realizar consultas e proceder com a prescrição farmacêutica.

O guia aborda um assunto que recentemente tem sido um dos pilares da mudança de paradigma da profissão: a prescrição farmacêutica, inserida no contexto da atuação clínica do profissional. Paralelamente, nessa conjuntura, a consulta torna-se primordial para entender o problema do paciente e, assim, indicar a opção terapêutica mais adequada.

A prescrição farmacêutica é uma oportunidade que o profissional farmacêutico tem de assumir um novo posicionamento diante da população, com foco na qualidade de atendimento, responsabilidade,  e principalmente conhecimento, que certamente irá se reverter em reconhecimento e valorização profissional.

O guia  também aborda a questão sobre o limite de atuação do farmacêutico e contém informações que vão desde o conceito, regulamentação até algoritmos que indicam o caminho a ser seguido em diversas situações que podem ocorrer durante o atendimento ao paciente.

O fascículo XI “Consulta e Prescrição Farmacêutica” é mais do que um guia de orientação ao profissional, é publicação de referência, para ser utilizada a todo o momento seja no serviço público ou privado.

Este manual tem como objetivo auxiliar o farmacêutico a colocar em prática o que sugere a Resolução 586/13: [quote_center]a aproximação com o manejo clínico e cuidados ao paciente, além de integração com os demais membros da equipe de saúde.[/quote_center]

A exemplo das edições anteriores da série, o fascículo “Consulta e Prescrição Farmacêutica” conta com a chancela da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) /Organização Mundial da Saúde (OMS). Na apresentação da publicação, o coordenador da Unidade Técnica de Medicamentos e Tecnologias em Saúde da Opas/OMS, José Maria Parisi, destacou:

“O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, nesta importante produção científica, em que aborda responsabilidades e procedimentos do farmacêutico na prescrição, bem como uma introdução sobre: acne, dermatites, flatulência e obstipação intestinal, colabora para esclarecer esta nova demanda de saúde e favorece o crescimento profissional da classe farmacêutica brasileira. ”

 

Distribuição do Guia para Consulta e Prescrição Farmacêutica

Fascículo de Consulta e Prescrição  Farmacêutica

O guia pode ser adquirido gratuitamente por meio de  download através do link disponibilizado pelo CRF-SP:

Clique aqui para baixar o guia de Consulta e Prescrição Farmacêutica

 

Fonte

CRF-SP: Renata Gonçalez – Assessoria de Comunicação CRF-SP

Artigo anteriorAtualização da lista de medicamentos descontinuados – ANVISA
Próximo artigoPrograma Farmácia Popular tem validade das receitas alterada para 180 dias
Fernanda de Oliveira Bidoia
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui