O CRF-SP lançou recentemente um fascículo com orientações para o profissional farmacêutico de como realizar consultas e proceder com a prescrição farmacêutica.
O guia aborda um assunto que recentemente tem sido um dos pilares da mudança de paradigma da profissão: a prescrição farmacêutica, inserida no contexto da atuação clínica do profissional. Paralelamente, nessa conjuntura, a consulta torna-se primordial para entender o problema do paciente e, assim, indicar a opção terapêutica mais adequada.
A prescrição farmacêutica é uma oportunidade que o profissional farmacêutico tem de assumir um novo posicionamento diante da população, com foco na qualidade de atendimento, responsabilidade, e principalmente conhecimento, que certamente irá se reverter em reconhecimento e valorização profissional.
O guia também aborda a questão sobre o limite de atuação do farmacêutico e contém informações que vão desde o conceito, regulamentação até algoritmos que indicam o caminho a ser seguido em diversas situações que podem ocorrer durante o atendimento ao paciente.
O fascículo XI “Consulta e Prescrição Farmacêutica” é mais do que um guia de orientação ao profissional, é publicação de referência, para ser utilizada a todo o momento seja no serviço público ou privado.
Este manual tem como objetivo auxiliar o farmacêutico a colocar em prática o que sugere a Resolução 586/13: [quote_center]a aproximação com o manejo clínico e cuidados ao paciente, além de integração com os demais membros da equipe de saúde.[/quote_center]
A exemplo das edições anteriores da série, o fascículo “Consulta e Prescrição Farmacêutica” conta com a chancela da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) /Organização Mundial da Saúde (OMS). Na apresentação da publicação, o coordenador da Unidade Técnica de Medicamentos e Tecnologias em Saúde da Opas/OMS, José Maria Parisi, destacou:
“O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, nesta importante produção científica, em que aborda responsabilidades e procedimentos do farmacêutico na prescrição, bem como uma introdução sobre: acne, dermatites, flatulência e obstipação intestinal, colabora para esclarecer esta nova demanda de saúde e favorece o crescimento profissional da classe farmacêutica brasileira. ”
Distribuição do Guia para Consulta e Prescrição Farmacêutica
O guia pode ser adquirido gratuitamente por meio de download através do link disponibilizado pelo CRF-SP:
Clique aqui para baixar o guia de Consulta e Prescrição Farmacêutica
Fonte
CRF-SP: Renata Gonçalez – Assessoria de Comunicação CRF-SP
Olá é de suma importância eu adquirir este e-book, pois sou recém formada.