CTD: prazo para contribuições do Guia termina em 14/2

0
257

Para aqueles que não sabem, o CTD (do inglês Common Technical Document) – Documentação técnica comum – está sendo discutido e será a nova forma de avaliar as documentações necessárias, principalmente com relação às IFAs, para o registro e pós-registro de medicamentos na ANVISA.

A ANVISA, como forma de orientar os profissionais da área, lançou a primeira versão do Guia em 14/08/2019. O prazo para as contribuições iniciou-se em 19/09/2019, sendo a data de encerramento previsto para a próxima sexta-feira, dia 14/2.

Guia CTD 24/2019

O Guia 24/2019 – GUIA PARA ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO TÉCNICO COMUM (CTD) PARA O REGISTRO E PÓS- REGISTRO DE MEDICAMENTOS discorre sobre a organização do Documento Técnico Comum, o CTD para registro e pós-registro de medicamentos.  Este Guia de CTD expressa o entendimento da Anvisa sobre as melhores práticas com relação a procedimentos, rotinas e métodos considerados adequados ao cumprimento de requisitos técnicos ou administrativos exigidos pelos marcos legislativo e regulatório da Agência.

Trata-se de um instrumento não normativo, de caráter recomendatório. Ou seja, a inobservância de seu conteúdo não caracteriza infração sanitária nem é motivo para indeferimento de petições, desde que atendidos os requisitos exigidos pela legislação. 

O Guia de CTD aborda a organização da informação a ser apresentada em requisições de registro e pós-registro de medicamentos novos, inovadores, biológicos, genéricos, similares, radiofármacos, específicos e fitoterápicos. O guia em si não pretende indicar quais estudos e requisitos técnicos são necessários. Ele apenas indica o formato e organização adequados para os dados que foram gerados e que são exigidos nas legislações específicas.

Envio de sugestões do CTD para a ANVISA

Os interessados em encaminhar sugestões para o Guia CTD 24/2019 devem acessar o formulário eletrônico específico. As contribuições recebidas serão avaliadas e poderão subsidiar a revisão do documento e, se for o caso, a publicação de uma nova versão.  

Referências

Artigo anteriorAnalista de Controle de Qualidade Sênior
Próximo artigoEstagiário de Departamento Técnico
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui