ANVISA discute novas regras para registro de tintas de tatuagem

0
7166

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) abriu uma Consulta Pública para discutir as regras atuais para o registro de tintas de tatuagem. A consulta está aberta desde o último dia 18 de agosto, trata-se da Consulta Pública nº 61/2015 que tem como proposta a de alteração da RDC nº 55/2008, que regulamenta produtos para pigmentação artificial da pele.

A proposta tem como intuito promover a alteração dos requisitos de segurança e eficácia para registro de produtos para pigmentação artificial permanente da pele.

A ANVISA pretende aperfeiçoar a norma a fim de adaptá-la a padrões de segurança, eficácia e gerenciamento de risco de Normas ISO.

 

O prazo para a sociedade participar com sugestões ao aperfeiçoamento da regra é de 60 dias, tendo início nesta terça-feira (25/8).

 

tinta-tatuagem-registro-anvisa

 

Caso de reações alérgicas e  de infecção devido ao uso de tinta de tatuagem

A definição de regras que promovam a eficácia e segurança das tintas utilizadas em tatuagens faz-se necessário há muito tempo. Não são poucos os casos de reações alérgicas, dermatite de contato, e até mesmo caso de infecções devido à falta de qualidade destes produtos.

Abaixo é possível visualizar caso de infecções e reações alérgicas causadas por tinta de tatuagem sem qualidade:

infeccao-tatuagem-tinta

 

alergia-tatuagem

 

 

 

reacao-alergica-tinta-tatuagem

 

 

infeccao-tinta-tatuagem

 

 

reacao-alergica-tinta-tatuagem2

 

 

 

 

 

tinta-tatuagem-alergia

 

 

 

 

 

Matéria publica pela ANVISA em 26/08/2015

*Fonte das imagens: Google

 

Artigo anteriorBPF – Boas Práticas de Fabricação para Excipientes Farmacêuticos – RDC nº 34/2015 – ANVISA
Próximo artigoAbbott comunica recall voluntário de medicamento
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui