RDC 48/2013 e RDC 47/2013 abrem novas oportunidades no mercado de trabalho para farmacêuticos.

RDC 48/2013 e RDC 47/2013 abrem novas oportunidades no mercado de trabalho para farmacêuticos.

1      Indústrias de cosméticos e saneantes e a necessidade de implantação da qualidade

A ANVISA promoveu uma revolução nas indústrias de cosméticos e saneantes com a publicação das RDC 48/2013 e  RDC 47/2013 respectivamente. Estabeleceu critérios para implementação das Boas Práticas de Fabricação, determinou a necessidade do sistema de gestão da qualidade e tornou obrigatória a realização de estudos de validação (analítica, de água, limpeza, sistemas computadorizados, processos produtivos e qualificação de equipamentos).

Mas estas indústrias estão preparadas?

A resposta para  a maioria das empresas destes setores é não.

As exigências, apesar de extremamente necessárias, foram muitas, o prazo curto, e a grande maioria das empresas não estão preparadas física, estrutural e financeiramente para o atendimento completo das normas.

Mas além da questão das instalações e do próprio orçamento das empresas, há o impacto também sobre profissionais, isso porque o quadro atual pode não ser em número suficiente para atender a demanda de trabalho,  ou mesmo estes profissionais não estarem qualificados para executar tais atividades.

Diante de tais fatos, há hoje no mercado uma grande oportunidade para os profissionais com tais experiências e que estejam dispostos a encarem de frente tantos desafios.

2      BPF

bpf-producao-cosmeticos-saneantes

As indústrias de cosméticos e saneantes a partir das publicações das RDCs nº  48/2013 e 47/2013 respectivamente, devem ter o certificado de BPF (Boas Práticas de Fabricação) para produzir e comercializar seus produtos.

Para adquirir tal certificado é fundamental que as empresas atendam aos requisitos ligados às instalações, paramentação, qualificação profissional/treinamento, validação e qualificação, além da implantação do sistema de gestão da qualidade e elaboração de seus respectivos documentos.

Tal certificado é obtido após a inspeção da ANVISA e aprovação da empresa nos requisitos ligados à RDC vigente.

Porém, para a obtenção do certificado de BPF as empresas devem, além de restruturação física, e implantação de procedimentos e treinamentos, contar com investimentos financeiros para adequação de suas áreas produtivas e contratação de profissionais qualificados.

3      Sistema de gestão da qualidade

vaga-garantia-da-qualidade

A implantação  do sistema de gestão da qualidade é primordial para adequação das indústrias de cosméticos e saneantes.

A elaboração de documentos como o manual da qualidade e procedimentos (POPs) que definam e padronizem  a sistemática de trabalho dos diversos departamentos da empresa é obrigatório e tem caráter prioritário.

Sem a implantação do sistema de gestão da qualidade é impossível falarmos em validação, item também obrigatório segundo estas normas.

É por isso que profissionais qualificados fazem toda a diferença, pois além do volume de trabalho ser imenso, a qualidade dos documentos produzidos é de extrema importância.

4      Validação

validacao-rdc-48-2013-rdc-47-2013

A obrigatoriedade da validação é um fato que causou grande impacto nestes setores. A validação exige muito conhecimento técnico específico e experiência. Porém, na grande maioria destas empresas, não existe uma equipe especializada, ou mesmo a equipe existente possui pouco conhecimento e experiência no assunto.

É claro que isso não pode ser generalizado, mas ainda é a realidade para muitas indústrias brasileiras que atuam nestes segmentos.

Validações e qualificações exigidas pelas RDCs:

  • Validação de limpeza (total de equipamentos, em campanha, utensílios, salas produtivas e vestimentas, validação do tempo de limpo e validação do tempo de sujo do equipamento);
  • Validação de metodologia analítica;
  • Validação e qualificação do sistema de água purificada;
  • Qualificação de equipamentos (Qualificação de desenho – QD, instalação – QI, operação – QO e performance – QP);
  • Qualificação das utilidades;
  • Validação dos sistemas computadorizados;
  • Validação de processo.

Como pode ser observado, o trabalho a ser executado em termos de validação para atendimento das RDCs é imenso, e não será executado a curto prazo e muito menos por profissionais sem a experiência e conhecimentos técnicos exigidos para a condução destes estudos.

Desta forma, há no mercado uma lacuna a ser preenchida por profissionais qualificados ou que queiram se especializar no assunto.

Como os farmacêuticos, de forma geral, já estão habituados com a condução de um estudo de validação, adquiridos por meio de experiência prévia em indústria farmacêutica, onde a obrigatoriedade dos estudos é exigida há 14 anos, surge desta forma um grande mercado de trabalho a ser explorado. Muitas oportunidades de crescimento profissional podem ser adquiridas para quem estiver disposto a encarar este desafio.

Apesar de ser uma área promissora, e com a possibilidade de abertura de muitas vagas, o volume de trabalho será demasiadamente grande e os desafios também não serão poucos.

Mas para aqueles profissionais que estiverem dispostos a assumir este compromisso, e implementar efetivamente a validação nestas empresas, terá a oportunidade única de crescimento profissional e enriquecimento curricular.

5      Treinamento

treinamento-ead-bpf-rdc-48-2013

E para aqueles que se interessarem por este desafio e quiserem conquistar uma vaga na indústria, aprimore-se. Faça cursos relacionados à BPF, garantia da qualidade, validação e qualificação.

A qualificação profissional através de treinamento específico é primordial para os candidatos a estas vagas que ainda não possuem experiência.

Faça cursos presenciais ou mesmo EAD (Ensino a Distância), caso não tenha o curso de interesse em sua cidade. Porém, muito cuidado com o nível dos cursos! Há muitas empresas no mercado que vendem cursos online, mas são raras as que possuem qualidade, tanto visual quanto de conteúdo, e também, na maioria das vezes, são desatualizados.

Evite cursinhos do tipo www.eadzedasaulas.com.br  Cuidado! O barato pode sair caro…

Invista em cursos de Instituições de ensino de referência no mercado.

E visando a qualidade do ensino, e pleno aprimoramento dos profissionais, o site Farmacêuticas traz ao mercado novos cursos, elaborados por renomados profissionais e com larga experiência no mercado. São cursos com alta qualidade de produção visual e de conteúdo, além de serem atuais e seguirem os requisitos das Normas vigentes.

ead-curso-farmacia-farmaceuticas

De qualquer maneira, chegou a hora de sair do ostracismo profissional e galgar novos degraus.

Saia de sua zona de conforto, busque por conhecimento e finalmente conseguirá uma oportunidade na indústria. Fica a dica.; )

Consultoria em BPF, Sistema de Gestão da Qualidade, Validação e Treinamento especializado para indústrias de Cosméticos e Saneantes

Consultoria Farmacêuticas

Caso precise de ajuda especializada para treinamentos, implantação das Boas Práticas de Fabricação, sistema de gestão da qualidade e validação, conte com a ajuda da Consultoria Farmacêuticas.

Ministramos também treinamentos para profissionais que queiram se especializar no assunto.

 

 

Contato:

Consultoria Farmacêuticas

Av. Marquês de São Vicente, nº 446 cj 1102

Ed. New Worker Tower

Barra Funda

São Paulo – SP

Tel: 11 3392 2424

Cel: 11 992961326

 

 

 

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma reposta