Tudo sobre a farmácia na Inglaterra e Reino Unido

73
102034

Após a publicação do post “Veja como funciona uma farmácia nos Estados Unidos” , foram muitas as mensagens enviadas solicitando mais informações sobre como seria também o funcionamento de farmácias na Europa.

E atendendo a pedidos, a nossa querida colunista Betina, farmacêutica brasileira que atualmente reside na Inglaterra, gentilmente nos mostrou um pouco como são as farmácias no Reino Unido e nos que elas diferem da farmácia brasileira.

Sendo assim, segue a matéria abaixo escrita por ela à todos os farmacêuticos brasileiros.

Abraços,

Fernanda

Farmácias no Reino Unido

superdrug-reino-unido-farmacia

Começo dizendo que as farmácias aqui são vistas como parte integrante do NHS (National Health System), o SUS aqui do Reino Unido. Para trabalhar em farmácia precisa ter qualificação para tal, independentemente do nível. As farmácias normalmente têm níveis de funcionários, o dispenser e o pharmacy assistent que trabalham no balcão recebendo as prescrições, o pharmacy technician que dispensa as medicações e orienta os pacientes e o pharmacist que é o farmacêutico responsável.

Aqui no Reino Unido existem farmácias pequenas, farmácias das grandes redes que podem ter vários andares e até mesmo farmácias dentro de supermercados, entre os corredores mesmo. As farmácias aqui podem vender praticamente tudo, mas em sua maioria o foco é nos cosméticos e produtos de beleza além, é claro, dos medicamentos. As maiores redes, principalmente Boots e Superdrug, mais parecem lojas de departamento de produtos de beleza, com espaço tímido reservado para a venda de medicamentos propriamente dita. Nas grandes redes é possível encontrar vários serviços dentro da farmácia como Opticians, que são os profissionais que fazem teste de visão e prescrevem óculos, e clínicas do NHS que fornecem variados serviços como vacinas, curativos, auxilio para parar de fumar e orientação sexual (as clínicas existem em apenas algumas farmácias selecionadas). Vale reforçar que o próprio NHS incentiva a população a procurar o farmacêutico para problemas mais comuns e simples.

boots-store

Boots – grande rede de drogarias

Sobre a venda de medicamentos 

vitaminas-farmacia-inglaterra

Os medicamentos de venda livre, OTCs, são vendidos em farmácias, supermercados e até em “vendinhas” e existem os que são considerados como venda livre, ou seja, sem prescrição, mas que são vendidos no balcão da farmácia, após uma breve orientação sobre seu uso. Nesse caso incluem-se alguns antialérgicos e algumas combinações de analgésicos que requerem uma atenção maior antes de sua dispensação. Todos os outros medicamentos são vendidos apenas com prescrição, sem exceções.

Prescrição

prescricao-farmaceutica-reino-unido

Para adquirir um medicamento, você deve entregar a sua prescrição no dispenser que confirma se tem em estoque e avisa que levara uma meia hora, porque toda prescrição passa pelo farmacêutico antes de ser dispensada. A população já está acostumada com isso e ninguém reclama pelo fato de ter que aguardar. Tive um episódio em que o farmacêutico estava em horário de almoço e tivemos que aguardar uns 45 minutos até seu retorno. Na hora de dispensar, o pharmacy assistent entrega o medicamento na quantidade exata da prescrição (eles fracionam os blisteres) já com uma etiqueta com o modo de usar e tira suas dúvidas se necessário.

Um fato interessante e que aqui se pega pela prescrição, e não pelo valor do medicamento. A prescrição custa £8,20 por item. Existem as opções de se pagar trimestralmente £29,10 ou anualmente £104,00, o que se torna vantajoso quando se faz um tratamento prolongado ou uso crônico de medicamentos.

Diferença entre a farmácia brasileira e a  farmácia da Inglaterra

cosmeticos-reino-unido

O que mais difere das farmácias do Brasil é o fato de se poder vender de tudo (o site da Boots vende inclusive eletrodomésticos), mas sem que se perca a farmácia como um espaço de saúde. A população realmente reconhece o farmacêutico como profissional de saúde e o procura quando tem necessidade. É interessante também observar o fato da dos medicamentos prescritos terem um preço fixo, o que faz com que as farmácias busquem outras opções além do preço para fidelizar o cliente. A Boots, por exemplo, tem uma parceria com o NHS para que a receita seja enviada eletronicamente para a farmácia, assim o paciente já tem o medicamento disponível na hora em que chega na farmácia e não precisa retornar ao médico para solicitar novas receitas para medicamentos de uso crônico. Quanto aos medicamentos, são praticamente os mesmos comercializados no Brasil, com a principal exceção da dipirona, que aqui também é proibida.

alimentos-farmacia-reino-unido

Doces vendidos nas farmácias do Reino Unido

Mais fotos e curiosidades

farmacia-inglaterra

Farmácia na Inglaterra

NHS-surgery

NHS – (National Health System), o “SUS”  do Reino Unido

ibuprofeno-reino-unido

Display de medicamentos em prateleiras que somente podem ser retirados no balcão após orientação do profissional

medicamento-farmacia-reino-unido

Display de medicamentos em prateleiras que somente podem ser retirados no balcão após orientação do profissional

dispensacao-farmacia-inglaterra

Retirada de medicamentos no balcão de atendimento

farmacia-inglaterra-mercado

Foto de uma farmácia dentro de um supermercado

Conclusão

Em geral gosto muito do atendimento das farmácias aqui e acredito que a população é bem orientada quanto aos serviços farmacêuticos. A organização do sistema de saúde faz que o profissional farmacêutico esteja inserido no cuidado da saúde e o torna valorizado.

 

betinaBetina, farmacêutica brasileira que vive na Inglaterra e colunista do site Farmacêuticas

Artigo anteriorXVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo – CRF-SP
Próximo artigoVaga de Supervisor de Produção
Formada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2008 iniciou no mercado farmacêutico como responsável técnica em farmácias comerciais. Após um curso intensivo de Logística Farmacêutica no Instituto Racine em 2011, migrou para a área de logística, trabalhando com Garantia de Qualidade e Assuntos Regulatórios. Em 2014, com o termino de sua pós graduação em Assuntos Regulatórios da Industria Farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade – ICTQ, decidiu aprimorar seus conhecimentos em inglês e se mudou para a Inglaterra em setembro de 2014. Apaixonada pelo estilo de vida inglês, busca agora oportunidades na área farmacêutica no Reino Unido.

73 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal esse artigo.
    Bom saber que reconhecem e valorizam o farmacêutico nos paises de 1º mundo.
    Gostaria de ver um artigo desse como é no Uruguai e na Itália.

  2. Morei em Londres em 2009-2010 e tentei aplicar para fazer a adaptação do meu diploma no Reino Unido. Contudo, foi muito caro o processo. Infelizmente. Espero que consiga. Torço por você;

    Abraços.

  3. Olá Betina ,
    Muito bacana seu texto .
    Você teria alguma informação para nos dar sobre Laboratórios de Analises Clinicas ?
    Sou da área , e gostaria de saber como é Aí Na Inglaterra !
    Um abraço

  4. Vale falar tambem da receita repetida, quando vc usa aquele medicamento regularmente. Eu uso para asma e a Boots já faz o pedido da minha receita para o mês seguinte quando vou buscar o medicamento. Além disso, recebo uma mensagem de texto quando minha receita está pronta para ser retirada todo mês.

    • Ola Paola,

      E verdade, esqueci de mencionar esse servico que a Boots oferece. Realmente as opcoes que fidelizacao ao cliente aqui sao varias, algo que poderia ser levado para as farmacias no Brasil.

      Obrigada pelo seu comentario.

      Abs.,

    • Oi, Fernanda!

      Agradeço a sugestão.
      Infelizmente, ainda não temos nenhum contato de farmacêuticos que residam neste incrível país para nos fornecer maiores informações a respeito do sistema praticado por lá.
      Fica aqui registrado o meu convite.
      Abraços,

  5. li o artigo e adorei, passei ferias( Estudar inglês ) no reino unido e me encantei com o lugar. E decidir me tornar um profissional farmacêutico lá. Li vocês dizerem que o processo é caro, quais são os gastos reais? Betina você poderia me passar seu email, gostaria de tirar muitas duvidas com você : fabiobilac_farma@yahoo.com.br

    • Ola Fabio,

      Obrigada pelo seu comentario. Realmente a Inglaterra ‘e um pais encatador. O processo para validar o diploma aqui na Inglaterra ‘e um pouco demorado e tem um custo elevado.
      Como a Fernanda ja falou, em breve teremos um post contando mais detalhes e falando um pouca da profissao farmaceutica aqui na Inglaterra. Em alguma semanas irei ate Londres no Conselho de Farmacia para vir com informacoes mais completes para voces.

      Abs,

  6. Olá Benin a

    Tudo bom? Também sou Farmacêutica e estou no processo de tirar minha nacionalidade portuguesa. Meu marido já conseguiu e estará viajando em agosto desse ano para Londres. Próximo ano estarei viajando e gostaria de saber sobre o processo de validação de diploma na Inglaterra? Favor me envia o teu email. Agradeço!

  7. parabéns pela matéria, temos muito a evoluir, sou farmacêutico comunitário, tenho muito orgulho de trabalhar com profissionais responsáveis. Infelizmente aqui no Brasil não temos uma política de educação em saúde. Quanto a fiscalização como funciona por aí? Aqui infelizmente você consegue comprar um controlado ou antimicrobiano sem receita e isso contribui para que o sistema de educação em saúde não funcione, isso acontece na Inglaterra?

    • Olá, Pedro!

      Agradeço em nome da Betina, autora da matéria.
      Pelo o que ela nos contou, a avaliação e controle do receituário é muito sério. Todas as receitas são avaliadas pelo farmacêutico antes de serem dispensadas.
      Comparado com o Brasil, ainda temos muito o que evoluir.
      Mas sobre a fiscalização em si, creio que a própria Betina pode nos dar maiores informações.
      Abs

    • Oi Pedro,

      Que bom que voce gostou do post! Nao tenho muitas informacoes sobre fiscalizacao aqui na Inglaterra, mas sei que o GPhC (General Pharmaceutical Council – seria o nosso CRF daqui) quem faz as inspecoes, mas sao inspecoes de qualidade, ou seja, para verificar se os funcioarios sao treinados e sabem como agir nas situacoes cotidianas da farmacia, se os POPs sao seguidos e coisas do tipo. E as inspecoes nao sao surpresa, normalmente a farmacia fica sabendo antecipadamente. Sobre a compra de medicamento sem receita, aqui relamente nao acontece e a populacao ja esta acostumada com isso. E’ realmente legal ver um Sistema farmaceutico que funciona, nao acho que seja perfeito, mas espero que o Brasil consiga evoluir um pouco mais nessa area.
      Abs,
      Betina

  8. Olá, gostei muito do post e tenho algumas dúvidas. Estou cursando o segundo semestre de Farmácia e me interesso muito pela área de cosméticos, queria saber como é a atuação do farmacêutico nessa área aí no reino unido e também sobre possibilidades de cursar farmácia por ai, Obrigada 🙂

  9. Muito boa matéria. Gostaria de saber sobre a formação para atuar nas farmácias na Inglaterra. Seria como no Canadá? Haveria a possibilidade de um post com essas informações? Desde já, grato.

  10. Olá,adoro seus posts,você escreve muito bem sobre ser farmaceutico no mundo,tanto que fiquei em dúvida se faço medicina ou farmácia…rs,queria morar em Londres como você,também sou muito apaixonada pelo estilo inglês,enfim…porque eu queria mais a parte laboratorial sabe?!!Alguma sugestão?

    • Oi, Thaina!

      Creio que a Betina poderia falar mais sobre a atuação do produto da saúde na Inglaterra, mas aqui no Brasil, se tiver opção, faça medicina.

      Apesar de amar a profissão, infelizmente, não somos valorizados e tão pouco reconhecidos. Sem falar no nosso piso salarial… Deprimente.

      Mas o profissional farmacêutico inglês é completamente diferente do brasileiro, em todos os sentidos.

      Independente de sua escolha, desejo muito sucesso!

      Abs

  11. Oi Betina, tudo bem??? Estou morando em Cambridge UK e preciso comprar Fluoxetina 20 mg, consigo comprar na farmacia sem receita??

    Abracos
    Silvia

  12. Olá Betina, adorei a reportagem, sou estudante de farmácia e tenho muito interesse em morar e trabalhar fora. fiquei feliz em saber que o profissional farmacêutico é bem reconhecido na Europa.

  13. Olá! Nenhuma novidade a respeito do post de como é a nossa revalidacao do diploma na Inglaterra? 🙁 Estou nesse processo e tendo dificuldades…Obrigada!

  14. Oi,

    Estou com uma dúvida, já pesquisei na internet e não achei a resposta.
    Eu uso lente de contato e todo mês preciso comprar o líquido para limpeza (utilizo RENU), gostaria de saber se é possível comprar normalmente lá fora?! Estou indo para Londres agora em agosto.

  15. Olá querida obrigada pelas informações, mas queria pedir sua ajuda, tenho hipotireoidismo e preciso fazer controle diário, porém como vou morar na Inglaterra gostaria de saber se este medicamento é vendido sem receita como aqui no Brasil. Muito obrigada e sucesso!

    • Oi, Grazi!

      Creio que este tipo de medicamento seja vendido somente sob prescrição médica. Terá que passar por avaliação médica local e depois o farmacêutico fará a avaliação do receituário antes da dispensação.

      Sugiro adquirir algumas unidades do seu medicamento aqui antes de sua mudança.

      Abs

      • Oi Grazi,

        Como a Fernanda falou, você precisará de prescrição médica para comprar o medicamento. Melhor opção é trazer umas unidades a mais na mala junto com a prescrição médica do seu médico no Brasil, caso você seja questionada sobre isso na entrada na Inglaterra.
        Muito obrigada,
        Betina

  16. Olá,Betina,sou farmaceutica,pós graduada em Farmácia Clínica ,CEC e também especialista em assusntos regukatórios,sou brasileira,formada em 2004 e estou me mudando para Londres em Dezembro de 2016.Gostaria de saber sobre o processo de validação do meu diploma,quais são os procedimentos para eu exercer a minha profissão aí.Desde já lhe agradeço.Se vc puder me enviar a resposta pelo e-mail ficarei grata.

  17. Olá Betina,

    Me chamo Adriana e estou indo morar em Londres em Março.
    Faço uso continuo do Xalatan, pois tenho a pressão intra-ocular alta.
    Gostaria de saber se preciso de prescrição para compra-lo ai. Se sim, como fazer?

    • Olá Adriana,

      Para poder fazer a compra do Xalatan, você precisará de uma prescrição médica daqui da Inglaterra. Sugiro que você traga uma quantidade a mais para não ficar sem enquanto faz esse processo. Assim que chegar na Inglaterra, procure o GP mais próximo do seu endereço e vá até lá para conversar. É bom ter uma prescrição do seu médico aí do Brasil também, acho que ajuda na hora de solicitar a prescrição para o médico daqui da Inglaterra.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato.

      Abraços,

      Betina

      • Olá. Que pena que o post é antigo, não sei se alguém vai ler meu comentário. Entrei aqui na busca de pessoas que trabalham em Farmácia na Inglaterra para trocar experiências e me desenvolver melhor no meu trabalho. Caso encontre alguém com a mesma vontade por favor compartilhe meu contato ukcamila@gmail.com.
        Lendo o post gostaria só de informar que pelo menos onde eu trabalho, na Boots, não é necessário ter qualificação nenhuma para ser contratado e atuar na área. Eles oferecem uma posição chamada Trainee Pharmacy Advisor que envolve o que vc descreveu como pharmacy assistant + dispenser. Antigamente tinha o healthcare advisor e o dispenser separados mas agora o Pharmacy Advisor é um cargo só para as duas funções. Depois disso vc pode fazer um curso oferecido pela própria empresa pra se tornar Pharmacy Technician.
        Lendo alguns comentários de 2015 tb venho informar que alguns serviços mudaram como por exemplo o serviço de “repeat prescription” não é mais automático, o paciente que precisa fazer o pedido toda vez mesmo que o médico tenha autorizado para emitir a prescrição por mais vezes. O que vc informou sobre os blister é comum sim mas não são para todas as prescrições, é um número bem limitado de pacientes que a gente oferece esse serviço geralmente de idade avançada com muitos medicamentos, com alguma condição que exija essa organização para nao esquecer ou tomar na hora certa. Espero ter ajudado. Obrigada pelo post.

  18. Cara Betina,

    Se puder me auxiliar ficarei muito grata!!
    Estou indo a Londres, mas faço uso de Clexane (heparina) de 40mg, todos os dias, se eu levar uma receita da minha médica daqui do Brasil, consigo comprar está medicação aí??? Essa medicação é autorizada na Inglaterra??? Ou preciso levar daqui do Brasil???

    Grata antecipadamente pelas informações!!!

    • Ola Marta!

      Quanto tempo você vai ficar aqui na Inglaterra? A melhor maneira é trazer com você a receita média a e a quantidade do medicamento que você precisa, se for possível! Para comprar aqui você precisará de uma prescrição de um médico daqui, então, dependendo quanto tempo que vá ficar, é mais fácil se trouxer com você. Traga de qualquer modo uma prescrição do seu médico, tanto para justificar o medicamento que você está trazendo na mala (se for parada na sua chegada na Inglaterra), quanto para apresentar para algum médico aqui, caso necessite.
      Espero ter ajudado!
      Qualquer duvida entre em contato!
      Abraços,
      Betina

  19. Boa tarde, moro no Brasil e estou fazendo o curso de farmácia, estou indo a Londres ano que vem. Tem algum evento em junho que seja de nossa área?

  20. Olá, Betina! Você indica algum lugar de Londres pra comprar estetoscópio Littmann? Minha amiga vai comprar pra mim, ela mora aí e vem para o Brasil em Junho, mas não sabe onde vende…

    Muito obrigada!

  21. Bom dia, como faço pra comprar anticoncepcional aí em Londres, terei que ir, mas durante a minha estadia terei que aplicar. (eu utilizo o Noregyna Injetável).
    Muito obrigada!

  22. Adorei a matéria. Meu sonho é me mudar para algum lugar na Inglaterra, já estou no 6º período do curso de Farmácia e pretendo fazer alguma pós e depois me mudar. Gostaria muito que tivesse uma matéria sobre validação de diploma,seria de grande ajuda.Parabéns pela matéria, achei incrível!

  23. Oi Betina.
    Bem esclarecedor.
    Tambem gostaria de saber medicamento como o MECLIN (cloridrato de meclizina) também é com receituário médico como no Brasil?
    Att.

  24. Olá Betina,

    Eu tomo ritalina faz alguns anos e vou passar uma temporada no Reino Unido, como conseguirei levar meu medicamento e talvez aniquirir ? Como meu médico brasileiro pode me ajudar? Obrigado

  25. Olá Betina, tudo bem?

    Minha esposa está se formando na área ela está com dificuldades de encontrar artigos sobre alguns aspectos do sistema farmacêutico do Reino Unido.
    Para ser mais específico ela precisa de algum artigo que mostre a situação atual do atendimento clínico farmacêutico no Reino Unido, e qual é o reflexo deste atendimento clínico para a população e governo em relação à diminuição de custo e melhoria da saúde .

    Desde já obrigado.

  26. precisava saber como poderia conseguir medicamento para tratamento cancer, que o sus nao oferece aqui no Brasil, seria para um rapaz de 25 anos orfao de pai e mae da cidade de Taquaritinga sp.
    Como poderia estar fazendo esse contato no reino unido, ou qualquer outro pais que pudesse se sensibilizar com este rapaz

  27. Bom dia, vamos viajar pra Inglaterra dia 24/12/19. Minha namorada precisaria de comprar o anticoncepcional NuvaRing para usa-lo no dia 26/12/19. Tem como comprar nas farmácias sem receita?

  28. Olá Fernanda tudo bem? Tenho tireoide e meu remédio acabou, no Brasil uso Purant t4 25mg,pode me dizer o nome de algum q posso comprar aqui em Londres se ter a receita, obrigada cleusa.

  29. Oi Fernanda to com planos de viajar em janeiro pra londres com meu filho de 16 anos ele é diabético se por acaso acabar as insulinas dele como faso pra conseguir ai..

  30. Oi Fernanda, faço uso de remédio contínuo controlado para TDAH e estou indo fazer intercâmbio. Vou precisar comprar em Londres, pois não tem como levar o suficiente daqui do Brasil. Você sabe como funciona para conseguir a receita em Londres? Basta levar a receita do meu médico daqui e apresentar? Teria que passar por uma consulta, né? como é essa consulta, agendamento, sabe se é mto caro? Muito obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui