O que se vende numa farmácia portuguesa?

1
16936

Se há coisa que reparamos, quando um brasileiro ou um chinês entra numa farmácia portuguesa, é que, para ele, o conceito de farmácia engloba uma grande componente de bem-estar e beleza. Contudo, aqui uma farmácia ainda é vista para uma grande parte da população apenas como espaço para curar doença, e apesar de Portugal estar no mesmo continente das grandes marcas de cosmética, continuamos a achar curioso quando alguém apenas que ver cremes e champôs (shampoos), não tendo qualquer patologia de pele, por exemplo, que o “obrigue” a comprar em farmácia.

É certo que, com a queda do preço dos medicamentos, teve que haver um direccionamento para produtos onde se pudesse ter lucro, como a cosmética, foram a solução. Acontece que, ainda há algum preconceito na população, sobre que produtos devem estar à venda em farmácias. Por exemplo, a Chicco, marca de puericultura, além de ter chupetas e biberons (mamadeiras) à venda em qualquer farmácia, tem também brinquedos didácticos. A existência dos mesmos, a serem vendidos em farmácia pode provocar reacções negativas, se a mesma não estiver localizada numa zona jovem, com alta taxa de natalidade. Alguns comentários do gênero “Brinquedos são vendidos em farmácia agora?”, podem ser escutados. A mesma coisa se aplica a perfumes infantis, ainda que sejam hipoalergénicos e sem álcool, e a não ser que pertençam a marcas de dermocosmética como a Uriage ou a Mustela, as pessoas tendem a ficar desconfiadas sobre a segurança dos produtos.

O mesmo se aplica a maquilhagem que não pertença às marcas mais reconhecidas, como La Roche-Posay ou Vichy.

Confiança e tradição na farmácia portuguesa

Por outro lado, para algumas pessoas, o facto de estarem à venda numa farmácia, é como um “selo” de confiança e segurança, e dado que, para a maquilhagem, os preços tendem a ser mais baixos do que em perfumarias , que não necessitam de nenhuma marca em particular, esta acaba por ser uma nova opção. E eu diria que esta é a área de negocio que fugindo ao que tradicionalmente se vende numa farmácia, mais tem vindo a crescer.

Uma área de negócio que se tentou implementar massivamente em farmácias, e que acabou por não resultar em praticamente nenhuma, foi a de “produtos de ginásio” (produtos para academia): garrafas de água com filtros, barras energéticas, produtos isotônicos, entre outros. A conclusão a que se chegou foi de que ainda não há a cultura de procurar em farmácia este tipo de produto, sendo que as pessoas preferem ir a grandes lojas de desporto.

Em relação aos suplementos, existe uma situação curiosa: as pessoas associam determinadas marcas a farmácias e outras marcas a lojas de suplementos/ervanárias. Assim, o ideal é numa farmácia não estarem à venda as segundas: porque quem não costuma comprar, mas sabe que são vendidas em ervanárias, não vai confiar para comprar, e quem costuma comprar em ervanária, nunca irá procurar numa farmácia.

Produtos impensáveis à venda numa farmácia portuguesa seriam: alimentos, bebidas, artigos de limpeza para a casa ou para o carro e tabaco.

Assim se vê, que a farmácia portuguesa é aos dias de hoje, um espaço bastante tradicional, e Portugal um dos países da Europa que menos se modernizou em termos de novos produtos, fruto de uma sociedade que ainda não está preparada para isso.

farmacia-portuguesa

Artigo anterior7 erros cometidos na Validação do Sistema de Água
Próximo artigoConcurso público para farmacêutico
Formada em Ciências Farmacêuticas, com grau de Mestre pela Universidade Lusófona (Lisboa,Portugal), em 2012. Durante o curso, fez estágios obrigatórios em Farmácia e em Hospital, fez investigação e trabalhou como promotora de produtos farmacêuticos. Trabalhou três anos em farmácia, sendo que nos últimos seis meses assumiu as funções da direcção técnica. Actualmente, vai iniciar um novo desafio profissional a nível da logística e da distribuição pré-grossista. Tem como hobby o Digital Content Marketing in Pharmaceuticals.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou do Brasil e vou para Portugal dia 22 . Eu quero comprar um remédio de nome Piascledine 300mg , é um fitoterapico ; saberia me dizer onde posso encontrar ? Nas farmácias comuns eu poderia encontrá-lo ? Este medicamento é fabricando na França , mas é vendido em toda Europa. Grato . Ivo Lopes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui