Lista de matérias para o exame de validação do diploma de farmacêutico nos Estados Unidos

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Complementando a publicação da matéria “11 Passos para validar o diploma de farmacêutico nos Estados Unidos” publicamos a lista de matérias para o exame de validação do diploma do farmacêutico nos Estados Unidos.

A relação de disciplinas descritas abaixo faz parte da primeira prova, o FPGEE.

Relação de matérias para o Foreign Graduate Equivalency Examination (FPGEE)

teste-farmacia

A relação de matérias e disciplinadas que são necessárias para estudar para o FPGEE é extensa e o profissional farmacêutico deve estar muito bem preparado para o teste.

Como guia do exame, o site Farmacêuticas revelou a lista de matérias que podem ser consultadas logo abaixo:

FPGEE Blueprint

O descrito abaixo serve como um modelo dos tópicos abordados no exame. Eles oferecem informações importantes sobre o conhecimento, julgamento e habilidades que se espera demonstrar ao fazer o FPGEE. Uma forte compreensão das competências vai ajudá-lo em sua preparação para o exame:

Competências e disciplinas do FPGEE

Female student studying

Área 1 – Ciências Biomédicas Básico (16%)

1A Fisiologia

1A01 – Estrutura e função dos principais sistemas do corpo: tegumentar, musculatura esquelética, sistema cardiovascular, sistema linfático, aparelho respiratório, aparelho digestivo, sistema nervoso, sistema endócrino, aparelho urinário, aparelho reprodutivo, fluidos corporais e eletrólitos, e  células no tecido.

1B Bioquímica

1B01 Química de biomacromoléculas (proteínas, lipídios, carboidratos, e DNA)

1B02 Biossíntese e metabolismo de ácido nucleico

1B03 Enzimologia e coenzimas e cinética

1B04 Vias metabólicas a utilização de energia

1C Microbiologia

1C01 Princípios gerais de conceitos microbianos

1C02 Princípios de doenças infecciosas

1C03 Relações hospedeiro-parasita

1C04 Microorganismos patogênicos do homem

1C05 Respostas inflamatórias à agentes infecciosos

1D Biologia Molecular e Celular / Genética

1D01 A expressão do gene

1D02 Proteínas transportadoras / transporte de membrana

1D03 Mecânica de divisão celular

1D04 Canais iônicos e fisiologia do  receptor

1D05 Cromossomas e DNA

1D06 Transcrição do gene  e processos de tradução

1D07 Tecnologia do DNA recombinante

1E Imunologia

1E01 Imunidade e respostas imunes em humanos

1E02 Princípios de relações de antígeno-anticorpo

1E03 Síntese de anticorpos, desenvolvimento, função e imunopatologia

Área 2 – Ciências Farmacêuticas (30%)

2A Química Médica

2A01 Propriedades físico-químicas dos fármacos em relação à absorção do fármaco, distribuição, metabolismo e excreção (ADME)

2A02 Base química para a ação de drogas

2A03 Farmacóforos fundamentais para medicamentos usados ​​para tratar doenças

2A04 Relações estrutura-atividade em relação a interações alvo da droga

2A05 Vias químicas do metabolismo de drogas

2A06 Aplicabilidade para a tomada de decisões de terapia de drogas

2B Farmacologia e Toxicologia

2B01 Mecanismos de ação dos fármacos de diversas categorias

2B02 Farmacodinâmica da ação do fármaco e absorção, distribuição, metabolismo, e eliminação

2B03 Efeitos adversos e efeitos colaterais de drogas

2B04 Interações alvo da droga

2B05 Descoberta e desenvolvimento de drogas

2B06 Mecanismo de toxicidade e toxicocinética

2B07 Efeito tóxico agudo e crônico de xenobióticos, incluindo drogas e overdose química e sinais tóxicos das drogas de abuso

2B08 Interpretação de telas de drogas

2B09 Princípios de antídotos e abordagens alternativas para exposições tóxicas

2B10 Funções dos centros de controle de veneno

2B11 Bioterrorismo e preparação para desastres e gestão

2C Farmacognosia e Alternativa e tratamentos complementares

2C01 Conceitos de drogas brutas, produtos semi-purificados e purificados naturais

2C02 Avaliação da medicina de pureza e alternativas e complementares, biodisponibilidade, segurança e eficácia

2C03 Classes de produtos naturais farmacologicamente ativos

2C04 Ciência de suplementos alimentares (vitaminas, minerais e ervas)

2C05 Suplemento dietético da saúde e a  Lei da Educação e do impacto sobre a regulamentação dos suplementos alimentares e produtos à base de plantas

[quote_center]Nota: Quando se trata de regulamentações, as Normas a serem seguidas são do FDA e não da ANVISA.[/quote_center]

 

2D Farmacêutica

2D01 Princípios fisico-químicos de formas de dosagem

2D02 Princípios de administração de fármaco através de formas de dosagem (por exemplo: líquido,  sólido, semi-sólido, controlados, emplastros e implantes)

2D03 Princípios da estabilidade da forma de dosagem e a degradação de drogas em formas de dosagem

2D04 Materiais e métodos utilizados na preparação e utilização de formas farmacêuticas

2E Biofarmacêuticos / Farmacocinética

2E01 Princípios biológicos de formas farmacêuticas

2E02 Princípios básicos da cinética in vivo de drogas (lineares e não lineares)

2E03 Princípios de biodisponibilidade / bioequivalência

2E04 Determinantes fisiológicos de início e duração de drogas

2E05 Droga, doença, e influências de dieta sobre a absorção, distribuição, metabolismo e excreção

2E06 A interface farmacocinética-farmacodinâmica

2F Farmacogenética

2F01 Base genética para a doença  e ação de drogas

2F02 Base genética  para alteração e metabolismo de drogas

2F03 Genoma e princípios proteômicos em relação à doença e desenvolvimento de medicamentos

2F04 Base genética  para a individualização de doses de drogas

2G Composição Extemporânea / Parenteral / Enteral

2G01 United States Pharmacopeia -orientação sobre composição e regulação da composição pelo FDA

2G02 Técnicas e princípios utilizados para preparar e dispensar prescrições extemporâneas individuais, incluindo encontros de formas farmacêuticas compostas

2G03 Líquido extemporâneo (parenteral, enteral), preparações semi-sólidos e sólidos tópicos

2G04 Cálculos de preparação de formas de dosagem

2G05 Técnicas de mistura estéril:

a United States Pharmacopeia (USP) – requisitos para a composição estéril

b Estabilidade e testes de esterilidade e dados

c Requisitos de sala limpa

d Dispositivos de infusão e catéteres

Área 3 – Social / Comportamental / Ciências Administrativas (22%)

3A Cuidados de Saúde e Sistemas de Distribuição de Saúde Pública

3A01 Introdução aos Estados Unidos, estado e sistemas de prestação de cuidados de saúde locais e suas interfaces e como eles se comparam aos de outros países industrializados

3A02 Fatores sociais, políticos e econômicos que influenciam a prestação de cuidados de saúde (incluindo mecanismos de financiamento e de reembolso, as disparidades de saúde, reforma, etc)

3A03 Farmácia e  cuidados de saúde organizações (seguradoras públicas e privadas de administração de terceiros, indústria farmacêutica, organizações de cuidado gerenciado PBMs, etc)

3A04 Desenvolvimento de políticas de saúde e avaliação

3A05 Importância do envolvimento na farmácia organizacional, regulamentação, estaduais e federais questões

3A06 Conflito entre assistência médica e saúde pública

3A07 Contribuições dos esforços de saúde pública para a melhoria do estado de saúde (controle de doenças infecciosas, prevenções de doenças crônicas, dados demográficos e fatores ambientais sociais e físicas, etc.)

3B Economia / Farmacoeconomia

3B01 Uso de análises de farmacoeconomia (ou seja, a análise de custo-benefício, análise de custo-eficácia, análise custo-minimização, análise de custo-utilidade)

3B02 Aplicações de resultados econômicos, clínicos e humanísticos para melhorar a alocação de recursos de cuidados de saúde limitado

3B03 Macro geral e os princípios microeconómicos

3C Gestão em Farmácia

3C01 Princípios de gestão (planejamento, organização, direção e controle dos recursos farmácia) aplicado a vários ajustes prática de farmácia e os resultados dos pacientes

3C02 Gestão de pessoal – incluindo a liderança

3C03 Gestão de bens e serviços (marketing, compras / gestão de inventário e merchandising)

3C04 Contabilidade financeira

3C05 Gestão de risco na prática de farmácia

 

3D Farmacoepidemiologia

3D01 Aplicação  de estudo epidemiológico projetado para estudar o uso de drogas e os resultados em grandes populações

3D02 Fontes de dados  e ferramentas analíticas que fornecem uma estimativa da probabilidade de efeitos benéficos ou adversos do uso de medicamentos em grandes populações

3D03 Métodos para monitorar continuamente efeitos indesejados e outros aspectos relacionados com a segurança do uso de medicamentos em grandes populações

3E Direito na Farmácia e Assuntos Regulatórios

3E01 Responsabilidade penal, administrativo, e civil

3E02 Responsabilidades e limites de um farmacêutico nos termos da lei

3E03 Autoridade, responsabilidades e funcionamento dos órgãos e entidades que administram as leis e regulamentos relacionados com a prescrição e medicamentos over-the-counter

3F Bioestatística e Projetos de Pesquisa

3F01 Comumente usado em projetos experimentais e observacionais de estudo

3F02 Testes estatísticos comumente utilizados e sua aplicação

3F03 Avaliação dos resultados estatísticos, incluindo uma compreensão da relação estatística e significado clínico

3G Ética

3G01 Princípios de ética biomédica

3G02 Dilemas éticos na prestação de cuidados centrado no paciente, incluindo:

a Conflito de interesses

b Tomada de decisão do fim-de-vida

c Desenvolvimento, promoção, venda, prescrição e uso de drogas

d Trabalhando em grupos

3G03 Ética em pesquisa

3G04 Comportamento profissional (ou seja, o profissionalismo, código de ética, juramento do farmacêutico)

3H Núcleo Comunicação Conceitos e Habilidades

3H01 Habilidades de aconselhamento ao paciente, incluindo a escuta ativa e empatia

3H02 Assertividade  e técnicas, lidar com situações difíceis de resolver problemas – pacientes e outros prestadores de núcleo

3H03 Técnicas de entrevista

3H04 Literatura da saúde

3H05 Competência cultural

3I Aspectos sociais e  comportamentais encontradas na prática 

3I01 Saúde, doença e os comportamentos de doença

3I02 Princípios de modificação do comportamento

3I03 Adesão do paciente

3I04 Cuidado durante todo o ciclo de vida

3I05 Morte e morrer

3I06 Pacientes e outros prestadores de cuidados de saúde a percepção das capacidades dos farmacêuticos

3J Dispensação de medicamentos e Sistemas de Distribuição

3J01 Preparação e dispensação de medicamentos de forma segura e eficaz em todos os tipos de cenários de prática

3J02 Desenvolvimento e manutenção de perfis de medicação do paciente

3J03 Papel de automação e tecnologia

3J04 Programas contínuos de melhoria da qualidade ou protocolos sobre o processo de utilização de medicamentos, incluindo a identificação e prevenção de erros de medicação e estabelecimento de programas de redução de erro, a tecnologia de recuperação de informação da droga para a garantia da qualidade

Área 4 – Ciências Clínicas (32%)

4A Literatura de Avaliação – Orientações Práticas e Ensaios Clínicos

4A01 Princípios de diretrizes de prática clínica para vários estados de doença e sua interpretação no contexto clínico

4A02 Conhecimento científico e integração de sistemas baseados no núcleo nas decisões de assistência ao paciente

4A03 Reforço dos princípios básicos da ciência em relação aos protocolos de tratamento da toxicodependência e diretrizes de prática clínica

4A04 Avaliação de ensaios clínicos que validam a utilidade do tratamento

4B Informações sobre Drogas

4B01 Fundamentos da prática de informação sobre droga

4B02 Aplicação de habilidades de informação sobre medicamentos para a entrega de medicação terapêutica gestão

4B03 Capacidade de julgar a confiabilidade de várias fontes de informação

 

4C Fisiopatologia Clínica

4C01 Fisiopatologia de estados de doença passível de intervenção farmacêutico

4D Clínica Farmacocinética / Pharmacogenomics

4D01 Farmacocinética clínica  / farmacogenômica de medicamentos de baixo índice terapêutico comumente usados ​​

4D02 Base clínica para individualizar a terapia de droga

4E Prevenção Clínica e Saúde da População

4E01 Promoção de terapias de bem-estar e não farmacológicas

4E02 Prevenção e monitoramento de doenças

4F Gestão de Terapia de Medicametnos – Avaliação de Pacientes, Farmacologia Clínica e Terapêutica

4F01 Conceitos de serviços de gestão de cuidados de terapia e medicação do paciente fornecida pelo farmacêutico

4F02 Importância e técnicas para a obtenção de uma história abrangente do paciente

4F03 Avaliação do paciente (por exemplo, inspeção, palpação, percussão, ausculta), terminologia e as modificações causadas por estados de doença comuns e terapia medicamentosa

4F04 Valores clínicos comuns em laboratório, testes de diagnóstico e seu papel clínico

4F05 Dispositivos de teste  OTC point-of-care (por exemplo: glicosímetros, testes de gravidez, teste para HbA1c, e rastreamento de medicamentos).

4F06 Resultados falsos positivos e falsos negativos

4F07 Concentrações de droga terapêutico e sua interpretação

4F08 Identificação do problema (por exemplo: dosagem de duplicação, interações medicamentosas, interações alimentares, reações adversas e interações, forma de dosagem, frequência de discrepância de indicação e resolução de planejamento).

4F09 Triagem  e habilidades de referência

4F10 Concepção de planos de tratamento, culturalmente relevantes centradas no paciente

4F11 Aplicação da tomada de decisão baseada em evidências para a assistência ao paciente

4F12 Nonprescription  (medicamentos sem prescrição) e suplementos dietéticos

4F13 Monitorização de medicamentos para resultados positivos e negativos (incluindo a doença induzida por drogas)

4F14 Manejo clínico  de toxicidade de drogas e sobredosagem

Referências

http://www.nabp.net/programs/examination/fpgee/fpgee-blueprint

31 COMENTÁRIOS

  1. Olá Bianca,tudo bem??

    Adorei sua postarem, parabéns!
    Sou farmacêutica, também graduada pela ufmg e tenho muito interesse em trabalhar fora do Brasil.
    Gostaria de saber mais detalhes da sua trajetória e em como poderia iniciar a minha!rs
    Haveria algum e-mail para falar diretamente com você!?
    Desde já agradeço!

    • Olá Flávia. Bom, no artigo “11 passos para validar o diploma de farmacêutico nos Estados Unidos” é explicado como todo o processo ocorre. Espero que seja elucidativo. Caso precise de mais informações, por favor, fique à vontade para questionar. Abraços.

    • Oi Wedna, tudo bem? Bom, o artigo anterior “11 passos para validar o diploma de farmacêutico nos Estados Unidos” explica como é esse processo. Mas vou te enviar um email caso você queira tirar algumas dúvidas. Abraços.

  2. Há mais ou menos um ano estou analisando a possibilidade de morar no Canadá. Imagino que o processo deve ser semelhante. Parabéns, creio que não deve ter sido nada fácil. Preciso aperfeiçoar meu inglês e voltar a estudar essas matérias que só vi na faculdade.
    Também gostaria de me comunicar com você por e-mail.
    Obrigada!

    • Oi, Elaine, acredito que o processo canadense se assemelhe ao americano, sim. No próprio blog aqui da Fernanda existe uma matéria falando sobre isso.
      Vou te enviar meu email pessoal caso você queira tirar mais alguma dúvida. Abraços.

  3. Olá, Bianca!
    Ainda sou estudante de Farmácia, e sonho em ter uma carreira fora do Brasil. Você poderia me passar mais informações! Obrigado!
    Adorei sua postagem, parabéns!

    • Oi, Raênio, muito obrigada.
      Bom, tentei explicar tudo no post, mas o que exatamente vc gostaria de saber? Assim fica mais fácil para eu responder.
      Abraços.

  4. Oi Bianca….tambem sou farmacêutica graduada pela Univ. Fed. de Goias UFG….morei nos USA um ano e estou voltando pra lá em 2016…gostaria muito de tirar algumas dúvidas que tenho em relaçao ao processo de validaçao do diploma e tbm em relaçao da fluência no inglês….pode me passar seu e mail ? Obrigada Adriane Barbosa Gomes…Abraço.

  5. Boa tarde Bianca me envia o seu email pessoal também, quero muito validar meu diploma nos
    EUA meu namorado vai voltar pra lá.

  6. Olá!
    Primeiramente parabéns pela reportagem e por expor de uma forma tão real essa sua experiência.
    O Toefl (iBT) feito aí nos EUA é muito mais dificil que o realizado aqui no Brasil? Posso faze-lo antes de iniciar o processo?
    Sou farmacêutica e doutora pela USP em Ciências Farmacêuticas.
    Casei com um americano e quero MUITO tentar a validação também.
    Gostaria muito de saber mais sobre sua trajetória e conversar com você. Haveria essa possibilidade?
    Iria me ajudar DEMAIS!

    • Olá, Mariza, só fiz o TOEFL aqui, então infelizmente não saberia te responder. Mas de acordo com o NABP, o TOEFL só pode ser realizado nos EUA, e não no seu país de origem. Tem duração de 2 anos, então fica a seu critério faze-lo antes ou não. Vou te enviar meu email pessoal, ok?
      Abraços e boa sorte.

  7. Parabéns pelo post Bianca! Seu roteiro foi bastante elucidativo! 🙂
    Estou praticamente finalizando a faculdade de Farmácia (UFRJ) e gostaria de tirar algumas dúvidas mais específicas. Estou interessada em trabalhar como farmacêutica no Canadá e pelo o que li nos comentários há mais pessoas em situação similar. Poderíamos conversar por email? Preciso mt de uma luz!! 😀
    Grande abraço e sucesso!

    • Oi, Gabriele, muito obrigada pelos elogios!
      Acredito que o processo de validacao daqui seja um pouco diferente do Canada, mas poderia sim te ajudar. Inclusive, aqui no proprio Farmaceuticas, tem uma material falando sobre isso.
      Abracos.

  8. Oi Bianca tudo bem? Adorei as duas matérias que você fez!
    Tenho interesse em morar nos EUA e com o que você escreveu fez com que eu corresse atrás para ser farmacêutica aí nos EUA. Como eu só estudei 4 anos, agora vou iniciar minha pós em farmácia clínica, para que a documentação seja aceita. Gostaria de saber como você estudo, se na biblioteca pública onde você mora tinha os livros ou você teve que comprá-los? E como você conseguiu o estágio? Porque pelo que eu li no site do governo de Nova York, que é onde eu quero morar, você tem que pagar um taxa e preencher uns formulários… Depois me enviei um e-mail pra gente conversar. Tenho várias dúvidas!!!
    Obrigada

  9. Olá Bianca, tudo bem? Excelentws informação, Sou farmacêutica já a 7 anos com ampla experiência em Farmácia hospitalar, centro cirúrgico e farmácia comercial. Tenho grande interesse estou analisando mais a fundo o investimento é o tempo necessário para conseguir validar o diploma. Quanto tempo em média demora todo o processo? Quais os custos? Quais as dificuldades iniciais… Agradeço muito sua ajuda

  10. Ola Bianca…
    Estou no processo… gostaria de saber onde encontrou quais literaturas estudar… quais livros vc usou? Estou tendo dificuldades
    😉

  11. Olá Bianca, parabéns pelo artigo, pelas conquistar. Eu li o artigo anterior e estou interessada e curiosa com alguns pontos. Então eu estudo Farmácia na UFPR e meu namorado é americano, mora próximo de Boston. Então futuramente, se Deus quiser, vamos casar e terei a cidadania.
    – As provas são muito dificeis?
    -Tendo a cidadania fica mais facil?
    – o processo é demorado? ou depende mais de nós com relação ao financeiro e etc?
    – quanto um farmaceutico tecnico (que foi citado do artigo anterior) recebe normalmente?
    -Como é a área de trabalho para pesquisa em Boston?
    Se puder prefiro me comunicar por email.

    Obrigada, Att

  12. Olá. Tudo bem?
    Sou formado em farmácia porém meu curso teve a duração de apenas 4 anos e não 5. Alguém sabe me orientar o que posso fazer a respeito? Terei que estudar mais um ano no exterior? Ou terei que ficar aqui e estudar por aqui antes de ir para fora?

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