Falsificação de medicamentos: Anvisa proíbe 2 lotes do medicamento Hormotrop 12 UI

1
3341

Por questões relacionadas à fasificação de medicamentos, a Anvisa proibiu a comercialização de dois lotes do Hormotrop 12 UI. O produto original é fabricado pelo Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda.

O medicamento falsificado é um hormônio para o crescimento, mas é amplamente utilizado no “mercado paralelo” para melhora do desempenho atlético, ou seja, utilizado como anabolizante.

 

Falsificação de medicamentos

Os lotes CC40706 e CC30963 do medicamento Hormotrop 12 UI foram proibidos pela Anvisa nesta última segunda-feira, dia 13/03, após a empresa fabricante (Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda) detectar que o medicamento Hormotrop 12 UI pó liofilizado + diluente, possuia dois lotes falsos no mercado, o que motivou ação sanitária da Agência.

O fabricante também confirmou que em algumas unidades dos lotes CC40706 e CC30963 haviam divergências entre as numerações dos produtos e as numerações registradas no sistema da empresa.

Por se tratar de um caso de falsificação de medicamentos, a Anvisa determinou a proibição da distribuição, comércio e uso, bem como a apreensão e inutilização dos lotes:

  • CC40706, que contém o diluente bacteriostático lote 091196587 validade 04/2017
  • CC30963 validade 08/2016.

A resolução RE 611/17 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13/03).

Fonte

Anvisa – RE 611/17
Artigo anteriorValidação de limpeza: 11 motivos pelos quais as indústrias de cosméticos e saneantes não conseguem validar
Próximo artigoVaga de Analista de Qualificação e Validação Pleno
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui