Estudo aponta o whey protein como possível causador de diabetes

0
6061

Estudos realizados na Universidade Duke nos Estados Unidos, mostram que a ingestão de suplementos como whey protein (suplemento à base de proteína) e BCAA (suplemento de aminoácidos de cadeia ramificada) pode provocar mudanças no metabolismo da glicose e resistência à insulina, podendo desencadear o desenvolvimento de diabetes no futuro.

O uso da suplementação alimentar  popularizou-se com a moda fitness, provocando um aumento no consumo de whey protein e BCAA por atletas e frequentadores de academia. Tais suplementos são conhecidos por estimular a síntese proteica e favorecer a retenção de proteínas no corpo, levando ao aumento de massa muscular. As substâncias também podem aumentar a perda calórica e promover a saciedade, e por estes motivos ocorreu a propagação do consumo desses produtos nos últimos anos.

No entanto, a leucina, o aminoácido responsável por todos os benefícios anteriormente citados, também prejudica a regulação da glicose no organismo, aumentando a resistência à insulina.

Segundo um estudo realizado pelo pesquisador Christopher B. Newgard, da Universidade Duke, a leucina estimula a proteína mTOR, que regula a resistência à insulina e induz o ganho de massa muscular. Porém, quando estimulada de maneira prolongada e consumida em altas doses,  o aminoácido pode favorecer a resistência à insulina, diminuindo a captação de glicose pelas células e gerando acúmulo de insulina na circulação sanguínea, causando a hiperinsulinemia.

O consumo do whey protein e BCAA x diabetes na visão dos endocrinologistas e nutricionistas

whey-protein-engorda-diabetes-2

Segundo Maria Fernanda Barca, endocrinologista da Universidade de São Paulo (USP), “Uma dieta rica em gordura combinada à ingestão de leucina e BCAA são fatores que aumentam essa resistência do organismo à insulina. Por isso, o mais indicado é uma dieta balanceada. A resistência à insulina afeta o pâncreas, podendo levar o organismo a desenvolver um quadro de diabetes”, explica.

De acordo com a endocrinologista, os principais sintomas da resistência à insulina são:

  • Cansaço
  • Sensação de moleza
  • Tonturas
  • Sudorese

Estes sintomas podem ocorrer, principalmente, após jejuns prolongados ou após grande ingestão de carboidratos. Algumas pessoas também podem apresentar escurecimento da pele na região do pescoço, axila e virilha. Caso não seja tratada, a resistência à insulina pode levar ao pré-diabetes e, ainda mais grave, ao diabetes que exigirá um tratamento para o resto da vida.

A nutricionista Jacqueline Anvers  explica que os suplementos podem ser consumidos desde que os adeptos da atividade física regular façam acompanhamento médico. Segundo ela “A maioria das pessoas que frequenta a academia não faz uma quantidade de exercícios que justifique a suplementação alimentar e acaba ingerindo uma dose muito alta dessas substâncias. Consultar um profissional para recomendar a dosagem correta é essencial para evitar problemas futuros”.

 

Referências

Matéria publica por Giulia Vidale - revista Veja 01/09/2015
Artigo anteriorSaiba tudo sobre Controle de Mudanças
Próximo artigoAnvisa divulga reajuste nas Taxas de Fiscalização de Vigilância Sanitária
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui