Votação para o retorno dos inibidores de apetites proibidos pela ANVISA

0
1622
Matéria de Lauro Jardim publicada pela Veja em 16 de Julho de 2014 – Guerra de Peso

 

Entrou em pauta hoje na  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o projeto que propõe a derrubada da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a comercialização do inibidores de apetites.

 

Assim que o projeto do deputado Beto Albuquerque chegou à comissão, o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, enviou a todos os integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) diversos documentos com argumentos técnicos justificando a decisão de retirar os inibidores de apetite das prateleiras.

As principais substâncias que entram na discussão são os derivados da anfetamina, a anfepramona, o femproporex e o mazindol, todos produtos controlados pela Portaria nº 344/98 classificados pela ANVISA como anorexígenos, que eram utilizados no tratamento da obesidade até outubro de 2011.

 

Com relação à proibição, a cúpula da Anvisa tem duas convicções:

 

A primeira: há indícios de que os efeitos colaterais desses medicamentos colocam em risco a saúde do paciente.

A outra é que os parlamentares interessados em derrubar a resolução miram “o capital do eleitorado obeso”, na porta de entrada da campanha.

 

Vital do Rêgo rebate dizendo que “quando se proíbe alguma coisa, é necessário dar alguma alternativa. Seria melhor a Anvisa recuar porque nós vamos derrubar a resolução.

 

O projeto que tenta derrubar a resolução já passou pela Câmara.  Após aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, ainda precisará ser aprovado no Plenário do Senado.

Enquanto isso, nos bastidores a guerra entre Anvisa e parlamentares rola solta. Resta saber se, em meio a um Congresso vazio, haverá quórum suficiente para votar o que quer que seja na CCJ amanhã.

A trincheira está montada.

 

Qual a sua opinião?

Você concorda com a proibição desses inibidores de apetite / anorexígenos?

Deixe um comentário e compartilhe a notícia.

Artigo anteriorVaga Analista de Controle da Qualidade Microbiológico Sênior – Urgente!
Próximo artigoVaga para Vendedor Pleno
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui