TRF concede decisão favorável aos farmacêuticos hospitalares

0
5549

Direito do Farmacêutico garantido

Decisão judicial determina presença de farmacêutico em dispensário de medicamento, conforme determina a Lei  nº 13.021/14 

 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região concedeu decisão favorável ao CRF-SP após ação ajuizada por clínica que pedia a suspensão da fiscalização e autuação de seu dispensário de medicamentos. A desembargadora, Dra. Consuelo Yoshida,  através dos termos da Lei nº 13.021/2014, a apontou ser necessária a presença de farmacêutico nos dispensários de medicamentos, sendo permitida, inclusive, a aplicação de multas.

Vitória dos farmacêuticos hospitalares

No caso da ação em questão, a farmácia hospitalar possuía menos de 50 leitos, apontando mais uma vitória para a profissão farmacêutica, pois desde 2012 o Superior Tribunal de Justiça exigia a presença obrigatória de farmacêutico responsável técnico apenas em farmácia hospitalar com mais de 50 leitos.

No entendimento da desembargadora, com a nova Lei, através dos artigos 5º, 6º e 8º, no âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, para seu funcionamento, obrigatoriamente, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

A autorização e o licenciamento da autoridade competente, além da necessidade da presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, e a farmácia privativa de unidade hospitalar ou similar, necessita de direção e desempenho técnico de farmacêuticos.

Referência

Assessoria de Comunicação CRF-SP – São Paulo, 29 de abril de 2015

Artigo anteriorVaga para Vendedor Técnico
Próximo artigoFCE Pharma 20ª edição destaca equipamentos de alta tecnologia
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui