Prescrição médica para a venda de anticoncepcional

1
60918

Anvisa anuncia que a venda de anticoncepcional  será feita somente por meio de  prescrição médica.

A partir de agora, as mulheres que utilizam anticoncepcionais devem passar obrigatoriamente por exames médicos completos antes de usar o medicamento.

Motivo da decisão da ANVISA 

efeito-anticoncepcional-2

A Anvisa e outras agências reguladoras internacionais monitoram continuamente os benefícios e os riscos do uso de anticoncepcionais, particularmente em relação ao risco de trombose venosa profunda. Sabe-se que o risco de formação de coágulos depende do tipo de hormônio progesterona presente no medicamento.

Mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados.

Apesar destes efeitos, até o momento, os benefícios dos anticoncepcionais na prevenção da gravidez continuam a superar seus riscos. Além disso, os riscos de eventos como trombose envolvendo todos os contraceptivos orais combinados é conhecidamente pequeno.

 

Uso de anticoncepcional

venda-anticoncepcionais-2

Antes do início do uso de qualquer contraceptivo, a mulher deve ser submetida a um minucioso histórico individual, seu histórico familiar e um exame físico incluindo determinação da pressão arterial.

Outros exames obrigatórios:

  • Exames das mamas
  • Fígado
  • Extremidades e órgãos pélvicos
  • Papanicolau

Esses exames clínicos precisam ser repetidos [quote_center]pelo menos uma vez ao ano durante o uso de medicamentos contraceptivos.[/quote_center]

A Anvisa não possui legislação ou arcabouço legal que possa obrigar os médicos a notificarem eventos adversos relacionados a medicamentos. O mesmo ocorre com os cidadãos. No entanto, a notificação por hospitais e serviços de saúde é obrigatória.

De qualquer maneira, caso o cidadão ou o profissional de saúde observe alguma reação adversa no organismo que possa ter sido provocada por anticoncepcionais, é importante fazer essa notificação à Anvisa.

Há vários canais disponíveis: como o sistema de notificações da Anvisa, o Notivisa, a Ouvidoria (ouvidoria@anvisa.gov.br) e o Anvisa Atende (0800 642 9782).

anticoncepcional-venda-2

Fonte

ANVISA
Publicado: 04/08/2016
Artigo anteriorVaga de Analista de Garantia da Qualidade – Área de Autoinspeção
Próximo artigoVaga de supervisor de produção
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui