Perguntas e Respostas se refere à Consulta Pública nº 653 de 2019 – BPF – 4° versão

0
13441

A Anvisa publicou a atualização do guia de Perguntas & Respostas refere à Consulta Pública nº 653 de 2019, que trata das diretrizes gerais e complementares de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, no qual tem como objetivo à harmozinação da norma vigente (RDC 17/2010) com o PIC/s.

Isso quer dizer que a revisão da resolução íntegra a estratégia adotada pela Anvisa, e especificamente por esta Gerência-Geral, de promover em 2019 a atualização do marco regulatório brasileiro de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos.

O documento publicado pela agência ainda tem como  objetivo o fornecimentoo de um canal adequado e dinâmico para o esclarecimento de dúvidas em relação à norma proposta.

O marco regulatório base de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos então vigente no Brasil é a Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 17/2010. A referida RDC adota como principal referência o Guia da OMS publicado ainda em 2003 e não acompanhou as atualizações subsequentes. A desatualização do marco regulatório de BPF de medicamentos, defasado em 16 anos no Brasil, pode tanto prejudicar a qualidade dos medicamentos consumidos no País, quanto gerar dificuldades às empresas fabricantes de medicamentos no Brasil que desejem acessar mercados que adotam regulamentação de BPF mais moderna.

Clique e faça o download gratuíto da Consulta Pública nº 653 de 2019 e do documento de perguntas e respostas

Clique e abaixe o guia: 4ªversão do Perguntas & Respostas CP 653 (1)

°

guia-perguntas-e-respostas-cp-653-19-anvisa

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Consulta Pública nº 653 de 2019

bpf-treinamento

Como o texto do guia é extenso, e a cada nova revisão são inseridas novas informações, deixamos o guia para ser abaixado, de forma gratuíta, para todos os profissionais que que necessitam de mais esclarecimentos sobre as mudanças propostas.

Clique e abaixe o guia: 4ªversão do Perguntas & Respostas CP 653 (1)

 

Principais mudanças previstas na CP 653/2019 em termos de qualidade e validação:

  • Sistema da Qualidade – o nome agora é Sistema da Qualdiade Farmacêutica
  • Gerenciamento de riscos e análise de tendências
  • Eventos da qualidade geram desvios: validação, qualificação, OOS, reclamações, auditorias e autoinspeções, devoluções, documentos, fornecedores, etc. Todos os desvios devem ser registrados, investigados e tratados, sendo necessário o gerenciamento dos CAPAs e de Riscos
  • Fornecedores e fabricantes de IFA – rastreabilidade, DMF, CTD, rota de síntese e impurezas, incluindo as mutagências
  • Necessidade de análise de risco para: mudanças, riscos x desvios, qualificação, validação e pós registro.
  • Implantação da fase 3 da validação de processo por meio do monitoramento contínuo do ACQ e PCP dos processos
  • Validação de Limpeza por meio de avaliação toxicológica: PDE
  • Qualificação do tipo SAT (TAF): obrigatório durante a fase de qualificação de desenho – realização de testes de qualificação de instalação e operação no fabricante do equipamento em atendimento ao projeto (URS).

Há muitas mudanças, mas a principais seriam as destacadas acima.

São alterações estratégicas nas quais os profissionais deverão se adequar para continuar a realizar suas atividades. Nada é mais como antes.

E neste sentido, a Consultoria Farmacêuticas traz para os profissionais da área os seguintes cursos de nível avançado:

 

Cursos de validação e gerenciamento de riscos segundo a CP 653 de 2019

curso-de-validacao

Você precisa se aprimorar segundo as novas exigências da ANVISA (CP 653 de 2019), na qual traz conceitos novos de validação para a BPF da indústria farmacêutica com o PIC/S?

Então inscreva-se nos nossos cursos, são exclusivos e possuem nível avançado:

Referência

Anvisa

Artigo anteriorVaga de Analista de Validação Pleno
Próximo artigoAnalista de Garantia da Qualidade
Fernanda de Oliveira Bidoia
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui