Foi em várias farmácias e não encontrou seu remédio?
Infelizmente, este fato é bem comum no cotidiano dos brasileiros que dependem de medicamentos (remédios) para a continuidade de tratamentos de doenças.
Quando um medicamento fica escasso no mercado, ou simplesmente desaparece da prateleira, muitas vezes o paciente fica “na mão” e acaba interrompendo o tratamento pela falta do remédio.
Mas saiba que nesse caso em especial, você pode notificar à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou mesmo questionar o fabricante através do SAC da empresa.
Mas por que isso acontece?
As indústrias farmacêuticas não são obrigadas a produzirem os medicamentos nos quais são detentores do registro, muitas vezes pode ocorrer algum problema relacionado com a fabricação ou irregularidades da qualidade e acaba acarretando no abastecimento dos produtos no mercado.
Até mesmo a falta de matérias-primas, problemas de importação dio ativo ou até mesmo questões comerciais, como a baixa venda de um medicamento (remédio), pode levar à descontinuação, ou como os profissionais farmacêuticos chamam “pruning“.
Muitos podem ser os motivos da falta de um determinado medicamento no mercado. Uma das possíveis causas é a descontinuação temporária ou definitiva de fabricação pelo laboratório. Nesses casos, os fabricantes devem informar à Anvisa essa interrupção com no mínimo seis meses de antecedência, conforme a RDC nº 18/2014.
Mas se a Agência receber várias notificações identificando a falta daquele medicamento em específico, ela tomará medidas orientativas para não comprometer o tratamento dos pacientes. As empresas também devem alertar os consumidores por no mínimo seis meses antes de encerrar a produção.
Motivos da falta de um remédio
- Problemas relacionados à logística
- Alta demanda
- Falta do princípio ativo
- Alteração do processo ou no local de fabricação que necessitam de autorização prévia da ANVISA
- Problemas ligados ao registro do medicamento
- Problemas (desvios) de qualidade
O meu remédio está em falta. O que devo fazer?
Com auxílio de médicos e farmacêuticos, o paciente receberá orientações para utilizar outros medicamentos com a mesma funcionalidade, sendo uma maneira alternativa para o tratamento.
Como denunciar?
Caso exista a suspeita que o medicamento foi descontinuado e o fabricante não comunicou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre em contato com a Central de Atendimento da Anvisa (0800 642 9782).
Fonte:
Portal Brasil
ANVISA