Multinacional coloca fim em programa de trainees por imaturidade dos candidatos

0
2606

Fim em programa de trainees

Matéria publicada por: RENATO JAKITAS - Estadão

10 Fevereiro 2015 | 06:00

Início do ano geralmente é um período no qual as grandes empresas iniciam o programa de trainees para contratação de candidatos  recém formados, porém este ano a AkzoNobel tomou uma decisão diferente: cancelou o programa de trainees de sua empresa.

Motivo

Cansada de  resultados  frustantes, a multinacional AkzoNobel coloca fim no programa de trainee de sua empresa, pois acredita que jovens recém-formados não estão prontos para a complexidade da gestão industrial. Triste realidade.

Novo programa para contratação de novos talentos

Em contrapartida, a empresa decidiu aprimorar seu programa de recrutamento para um extrato profissional um pouco mais experiente, e consequentemente melhor preparado para os desafios propostos.

O novo programa global foi batizado de Fast Track Management Program (FTMP).

Há dois anos, o grupo que está presente em 80 países, optou por abolir seu programa de trainees e, no lugar, iniciou um projeto que vinha sendo gestado em sua subsidiária brasileira> Este novo program consiste em buscar profissionais entre jovens com cinco, seis ou sete anos de vivência mercadológica, com pós-graduação ou MBA no currículo e, impreterivelmente, com alguma formação em negociações internacionais.

“Queremos um jovem no perfil ‘passaporte na mão’”, informa Elaine Miranda, gerente de aquisição de talentos da multinacional. Segunda ela, “Precisa ser um jovem com um inglês mais que fluente, capacitado para conduzir negociações no exterior, com experiência no mercado e uma pós-graduação ou MBA no currículo”.

“Acho que para uma empresa de varejo, o trainee atende muito bem a necessidade. Mas nós, pela complexidade da AkzoNobel, a gente entendeu que esse profissional, depois que passava pelo período de dois anos, ele não estava ainda apto para assumir uma gerencia no porte que a empresa oferece”, afirma a executiva de recursos humanos.

Para o Brasil, a meta é buscar até quatro profissionais, mas um quinto e um sexto não é descartado. Nesse caso, o ‘excedente’ pode vir a ser contratado por uma subsidiária internacional da empresa, como já aconteceu no passado com um brasileiro que seguiu diretamente para os Estados Unidos.

A vivência internacional, por sinal, é vendida internamente como o grande atrativo do programa. Com rotação em todas as frentes de negócio da empresa, um dos “estágios” é cumprido no exterior, em um período que vai de oito a nove meses.

“A gente sabe que com 29, 30 anos, muitos já são casados. A gente não arca com as despesas de viagem da esposa, por exemplo, já que não é um programa de expatriação”, afirma Elaine Miranda.

A empresa não fala sobre o programa de remuneração, mas os funcionários são contratados com o cargo de gerente de projetos e, segundo Elaine Miranda, está em linha com os rendimentos de um profissional desse nível, no mercado.

Excelente oportunidade!

Inscrição para o programa Fast Track Management Program (FTMP)

Os candidatos que tiverem interesse  em participar do processo devem se inscrever no site da AkzoNobel.

As inscrições para edição 2015 do Programa vão até 10 de março e podem ser realizadas no link:

http://www.akzonobel.com/careers/ftmp.

Artigo anteriorVaga de Analista de Validação Pleno
Próximo artigoVaga de gerente-geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde-ANVISA
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui