Homenagem do site Farmacêuticas ao dia do farmacêutico

0
5582

No dia 20 de janeiro é comemorado o dia do farmacêutico. Linda homenagem para um grande profissional da área da saúde que muito se dedica, mas pouco é reconhecido.

Deveria ser um dia de real comemoração. Mas porquê este sentido de felicidade e realização não é completo?

A resposta é simples: porque não somos valorizados!

Estudamos e nos dedicamos muito. O empenho é grande, já que a nossa paixão por natureza é de ajudar na melhoria da saúde da população brasileira. Mas a realidade é triste e desanimadora, com piso salarial, na maioria das vezes, inferior à taxa de mensalidade da faculdade, e anuidade equivalente a um terço deste piso. Somos muitas vezes tratados como balconistas de luxo e nossos representantes pouco fazem por nós.

Merecemos sim um dia especial dedicado exclusivamente a nós, mas devemos exigir mais:  Piso salarial mais digno, melhores condições de trabalho, mais benefícios por parte dos Conselhos, maior área de atuação. E porque não ajudar na prescrição?

Como diria o ilustre farmacêutico Carlos Drummond de Andrade: “Somos manipuladores de poções”. Conhecemos a arte e a ciência da cura. Nos sentimos gratificados pelo simples fato de poder ajudar um paciente. Independente de tal reconhecimento ou não pelos nossos representantes, primeiramente devemos ter orgulho de nossa profissão, pois, indiretamente, ajudamos a salvar vidas e este é um dos mais belos atos de amor ao próximo.

Vamos comemorar sim o nosso dia, mas sem esquecer de exigir mudança. Vamos todos nos unir em prol de uma valorização digna à nossa competência e responsabilidade.

Algumas conquistas recentemente conseguimos: lutamos contra a MP (que caducou, mas foi uma vitória), adquirimos o direito da presença em hospitais em período integral, em São Paulo agora nossa presença é obrigatória em transportadoras e distribuidoras de medicamentos e insumos farmacêuticos, e ganhamos o direito da prescrição, mesmo que condicional.

Enfim, a você farmacêutico, guerreio e trabalhador, apesar do desabafo, desejo os mais sinceros parabéns!

Que no próximo ano a comemoração deste dia possa ser repleta de felicidades e conquistas. E acreditem, lutarei com a força de minhas palavras para que isso aconteça.

Espero contar com a colaboração de todos para a mudança real deste cenário!

E que venha o verdadeiro reconhecimento! Nós merecemos!!!

Abraços repletos de Luz a todos os meus queridos colegas farmacêuticos!

Homenagem  ao farmacêutico:

O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.

Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate – e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.”

Monterio Lobato

 

Fernanda de Oliveira Bidóia

Farmacêutica Industrial

Consultora de SGQ, Validação e Qualificação

contato@farmaceuticas.com.br

www.farmaceuticas.com.br

Artigo anteriorVaga de Analista da Garantia da Qualidade Pleno
Próximo artigoVagas na área de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação)
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui