Quando falamos de desenvolvimento de produtos cosméticos cada vez mais a velocidade da entrega é muito importante, assim como a sua qualidade e propósito de uso (dermocosméticos). A valorização do novo pelo consumidor e a pulverização das marcas fez com que todo o modelo de desenvolvimento fosse repensado.
As tecnologias disruptivas, a velocidade da comunicação e a valorização do “eu” trouxeram novos de desafios para os profissionais de desenvolvimento de cosméticos e ao mesmo tempo uma série de oportunidades futuras aos jovens que estejam atentos à elas.
Conceitos de mercado
Tecnologia disruptiva, ou inovação disruptiva, é um termo que descreve a inovação tecnológica, produto, ou serviço, com características “disruptivas”, que provocam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado, sendo os dermocosméticos um grande exemplo.
Já os dermocosméticos são produtos com ativos farmacológicos (IFA) que agem nas partes mais profundas da pele, produzindo melhora do tecido cutâneo de dentro para fora. Eles possuem registro grau 2 na Anvisa, ou seja, são classificados como cosméticos, porém com comprovação científica de seus efeitos e segurança.
Principais diferenças entre cosméticos e dermocosméticos
A principal diferença entre cosméticos e dermocosméticos é que os cosméticos são produtos com os mais variados princípios para atingir diversos resultados, tanto na pele quanto nos cabelos e nas unhas, porém, não possuem como objetivo o tratamento, apenas possuem efeito estético.
Os dermocosméticos possuem como finalidade, de modo específico, a melhora da pele (maior órgão do corpo humano), ou seja, uma forma de “tratamento”.
Este tipo de produto pode ter uma ou mais finalidades visando diferentes formas de auxílio cutâneo, como por exemplo a melhora de manchas, rugas e ressecamento ao mesmo tempo (produto multi-propósito). Desta forma, um indivíduo, ao invés de usar um único produto para cada finalidade, pode usar um dermocosmético que tenha os princípios ativos voltados à solução completa de todos os problemas anteriomente exemplificados.
De forma simples, a melhor definição é que os produtos cosméticos atingem apenas as camadas mais superficiais da pele com finalidade apenas estética. Já os dermocosméticos são destinados ao tratamento com objetivos reais de resultados de melhora do tecido.
Exemplificando:
- Creme antirrugas: DERMOCOSMÉTICO
- Loção Hidratante: COSMÉTICO
Classificação de dermocosméticos
Para se qualificar como um produto dermocosmético, este deve conter ingredientes ativos submetidos à testes laboratoriais rigorosos (Laboratórios REBLADOS).
Os produtos dermocosméticos devem ser especialmente formulados para restaurar a saúde da pele e seu objetivo deve ser claro e cientificamente comprovado.
Isso porque essa classe de produtos não apenas devem ter um bom apelo de marketing, mas devem ajudar na prevenção do envelhecimento natural da pele.
No caso de dermocosméticos, o tamanho das moléculas é um ponto fundamental (ex: nanomoléculas), pois auxiliam de melhor maneira no mecanismo celular relacionado à renovação das células.
E para melhor compreensão, vale ressaltar que a pele é composta de três camadas:
- Epiderme
- Derme
- Hipoderme
Os dermocosméticos ajudam a promover:
- Correção de pequenos problemas de pele
- Proteção do tecido cutâneo
- Prevenção de rugas
- Melhora da textura da pele
- Hidratação profunda
- Entre outras finalidades
Desafio dos Dermocosméticos
O grande desafio consiste no profissional saber selecionar quais tecnologias possam agregar ao produto performance e propósito, simultaneamente, dessa forma, tornando o minimalista com alta performance e sem impactos negativos para o planeta tão prejudicado aonde nossos hábitos são os responsáveis. [quote_center]Deste modo, a qualidade, funcionalidade e sustentabilidade são elementos fundamentais para os profissionais que almejam destaque na área de cosmetologia.[/quote_center]
Nesse sentido é importante:
- Pioneirismo e inovação
- Empreendedorismo
- Sustentabilidade
- Conhecimento técnico
- Qualidade – atendimento às normas de BPF e validação da ANVISA
Inovação visando a sustentabilidade
A oportunidade para o desenvolvimento de novas matérias-primas também deve ser um ponto a ser considerado, visto a possibilidade de uma economia circular no qual possa existir a condição da geração de resíduos positivos para o ambiente.
A discussão na mudança de hábitos no uso dos cosméticos é outro ponto importante, e com ele a proposta de novos produtos que atendam a esta mudança.
Além do apelo ambiental, em termos de resíduos prejudiciais ao meio ambiente, é importante ressaltar a necessidade de utilização de técnicas laboratoriais que não promovam a crueldade animal, ou seja, testes em animais devem ser abolidos optando-se por testes em vitro.
Empreendedorismo e qualidade
A própria mudança do conceito de trabalho no qual são abertas as portas ao empreendedorismo, sendo a cosmética uma área interessante e promissora para este tipo de desafio, torna interessante este conhecimento e abre oportunidades de negócios, porém que exigem análise e demanda de aplicação de conhecimentos em diversas áreas.
Um grande exemplo disso a ser considerado é o crescimento da demanda dos health devices ou dispositivos que fazem uso da nanotecnologia e que interagem com o usuário deliberando a quantidade precisa de ativos de acordo com as leituras as quais são monitoradas e relatadas por gráficos em aplicativos no celular.
Lembrando que a todo o processo de fabricação deve atender às normas regulatórias e de qualidade (BPF) preconizadas pela ANVISA.
Funcionalidade dos produtos dermocosméticos
Com o desenvolvimento de novos materiais que interajam com a queratina, e que ao mesmo tempo respondam a comando elétrico ou eletromagnético, é possível ter mudanças cosméticas na fibra capilar comandadas por aplicativo entre outras tecnologias disruptivas.
Futuro da cosmetologia
Com a revolução dos produtos dermocosméticos, com base em estudos científicos e novas tecnologias, é possível concluir que o futuro chegou e que com ele poderemos criar nossas oportunidades desde que estejamos abertos à enxergá-las.
E aos profissionais que desejam um futuro promissor com reconhecimento e valorização, nada melhor que buscar conhecimento e para revolucionar o mercado brasileiro, e até mesmo, conquistar mercados internacionais.
Nessse sentido, a Consultoria Farmacêutica inovando o mercado de dermocosméticos lança o curso exclusivo para a qualificação e aprimoramento dos profissionais da área de cosmetodologia.
Informações sobre o curso de dermocosméticos:
CURSO DE DERMOCOSMÉTICOS PRESENCIAL – SÃO PAULO – 16H
Este curso se destina aos profissionais que já atuam em desenvolvimento de produtos cosméticos (cosmetologia) ou que pretendem trabalhar, empresários da área ou futuros empreendedores e fornecedores de matérias-primas.
O objetivo é trazer uma visão geral para onde caminha o desenvolvimento e a indústria cosmética preparando o profissional para um futuro próximo aonde a tecnologia, a inteligência artificial, a velocidade, as novas formas de consumo e a consciência exigirão do profissional habilidades completamente diferenciadas e um propósito definido e amplo.
Ao mesmo tempo provocar uma reflexão e trazer soluções para as questões de competividade e compartilhamento e velocidade para o desenvolvimento cada vez mais descomplicado de cosméticos com propósito.
DATA
10 e 11/10/2019 (quinta e sexta-feira) – carga horária: 16 horas
LOCAL
Av. Marquês de São Vicente, 446 (antigo nº 10 – para uso do aplicativo Waze e GPS)
9º Andar cj 917B – Edifício NWT – Centro de Treinamento da Consultoria Farmacêuticas – Barra Funda São Paulo – SP
- Curso com material impresso e
- Almoço e estacionamento não inclusos (desconto no valor do estacionamento)
Inscrições e informações:
contato@farmaceuticas.com.br ou cursos@farmaceuticas.com.br
11 3392 2424
11 97208 4961