Recentemente, o Portal Farmacêuticas teve a oportunidade de fazer uma entrevista exclusiva com a diretoria da Aspen Pharma no Brasil. Nesta entrevista, questionamos pontos de interesse ao público e aos profissionais farmacêuticos.
A empresa que se consolidou no mercado como um dos maiores fornecedores de anestésicos do mundo, além de ser fabricante do nacionalmente conhecido Leite de Magnésia de Phillips, trouxe a público um pouco da sua história de sucesso.
Na entrevista, a diretoria da Aspen Pharma nos contou quais são os valores e qualidades que a empresa busca para contratar seus profissionais.
Vale a pena conferir:
Sobre a Aspen Pharma
A farmacêutica se estabeleceu no Rio de Janeiro em 2009, como parte de uma estratégia de expansão da marca na América Latina. Em seus oito anos de atuação no país, a Aspen tem seguido estratégias eficazes que tornaram alguns produtos do portfólio da empresa sucesso de vendas, como o tradicional Leite de Magnésia de Phillips, e o fitoterápico Calman.
Com um plano focado em aquisição de produtos tradicionais e maduros, e o crescimento orgânico desses medicamentos, a farmacêutica tem previsto ainda para esse ano o lançamento de um produto próprio da linha do Leite de Magnésia de Phillips.
No âmbito internacional, em 2016 o Grupo Aspen consolidou sua presença no segmento de anestésicos com duas grandes aquisições:
- Sete produtos da AstraZeneca
- Portfólio completo desse segmento da GlaxoSmithKline (GSK)
Sendo assim, completando sua estratégia de expansão no mercado farmacêutico mundial e consolidando o Grupo Aspen como um dos maiores fornecedores de anestésicos do mundo.
De acordo com Alexandre França, CEO da Aspen Pharma no Brasil, a aquisição de produtos de grandes indústrias faz parte da estratégia de crescimento da companhia no mercado brasileiro e mundial.
Segundo o CEO “Em nossos oito anos de atuação no Brasil tivemos a liberdade de estabelecer processos e conceitos, além de planejar e estudar o portfólio de produtos oferecidos”, afirma França. “Nosso objetivo é continuar proporcionando ao mercado toda a excelência e inovação pela qual o grupo Aspen é conhecido, seja pelo desenvolvimento de produtos tradicionais no mercado ou de marca própria”.
Sobre a Aspen no Brasil
Com oito anos de atuação no Brasil, sede no Rio de Janeiro e fábrica em Serra/ES, a Aspen Pharma oferece ao mercado brasileiro medicamentos fitoterápicos, de prescrição, SNC e OTC, cardiometabólicos, e biotecnológicos. Entre os produtos mais importantes da empresa estão: Calman, Leite de Magnésia de Phillips, Omcilon-A Orabase, Durateston, Deca-durabolin, Kwell, Zyloric, Digoxina, Insunorm, Alcachofra, Imuran, Enablex, Aldomet, Suplan entre outros.
Sobre a Aspen no mundo
A Aspen Pharmacare é a principal companhia farmacêutica do continente africano, a maior indústria farmacêutica do Hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes do segmento de similares e genéricos no mundo. Com 24 plantas produtivas, em 18 indústrias nos seis continentes, a companhia desenvolve seus produtos sob o comando de cientistas altamente qualificados e em parceria com outras farmacêuticas globais e centros de pesquisa de renome. Atualmente, o Grupo conta com mais de 10 mil funcionários em todo o mundo e fornece produtos para mais de 150 países ao redor do globo.
Entrevista com a Diretoria da Aspen Pharma
Entrevista concedida pelos diretores: Vanessa Gomes, Diretora de Operações (perguntas 1 e 2) e Marcio Cabral, Diretor Comercial (perguntas 3 e 4)
- Farmacêuticas: De que maneira o grupo Aspen está se preparando para o atendimento da nova RDC nº 157/17 que determina a implantação do sistema de rastreabilidade de medicamentos no Brasil?
Aspen Pharma: Com a redefinição dos prazos para implementação do sistema de rastreabilidade, temos um tempo maior para reflexão e avaliação das ferramentas. Neste momento, estamos prospectando empresas que possam atender as nossas necessidades, bem como aquelas definidas na norma.
- Farmacêuticas: Na sua opinião, qual o impacto desta norma no mercado de medicamentos? Haverá repasse de custos para o consumidor?
Aspen Pharma: Apesar da implementação do sistema de rastreabilidade ser um grande desafio para as empresas, o seu benefício é inegável, principalmente no que diz respeito ao combate à falsificação e o desvio de medicamentos por roubo de carga. Inicialmente, havia muitas incertezas com relação aos prazos e tecnologias que já começam ser esclarecidas. Além disso, por se tratar de um sistema novo e complexo, o trabalho piloto da Anvisa com algumas empresas será fundamental para identificar e sanar as dificuldades em menor escala. Com relação ao repasse de custos para o consumidor isso não irá acontecer, visto que o preço dos medicamentos é regulado pela CMED – Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. O reajuste de preços é anual e segue critérios bem específicos.
- Farmacêuticas: Diante de tantas inovações na área farmacêutica, como a empresa mantém produtos tradicionais, como por exemplo o Leite de Magnésia de Phillips, consolidados ainda hoje?
Aspen Pharma: O Leite de Magnésia de Phillips é um produto centenário, que vem passando de geração em geração devido a sua qualidade, eficácia e segurança. Com duas indicações de tratamento, o produto é utilizado por jovens e adultos no mundo inteiro e ao que tudo indica, continuará crescendo por muitos anos.
- Farmacêuticas: Para os jovens profissionais que estão em fase inicial da profissão quais seriam os critérios avaliativos/seletivos para que estes tenham oportunidade de ter uma carreia dentro do Grupo Aspen?
Aspen Pharma: Na Aspen, o profissional precisa acima de tudo gostar de desafios, ser dinâmico e atento as oportunidades para trabalhar com empenho e criatividade e obter os melhores resultados.
Fonte
Aspen Pharma