Campanha promove atendimento farmacêutico voluntário ao público

0
2840

No último sábado, dia 12/09, o CRF-SP promoveu uma campanha voluntária para atendimento farmacêutico gratuito ao público. A campanha que levou o nome de “Farmacêutico na Praça” atendeu cerca de 10 mil pessoas em todo Estado. Ao todo 22 cidades receberam simultaneamente a ação Farmacêutico na Praça

Na cidade de São Paulo o atendimento farmacêutico ao público aconteceu no Parque Villa Lobos.

Centenas de farmacêuticos se mobilizaram em todo estado e foram voluntários na campanha promovida por este Conselho. A ação contou também com o apoio de acadêmicos de farmácia.

Proposta da Campanha de Atendimento Farmacêutico

dia-mundial-do-farmaceutico

A iniciativa teve como objetivo levar orientação e serviços farmacêuticos de forma gratuita para a população em locais de grande circulação. A campanha faz parte das comemorações pelo Dia Internacional do Farmacêutico (celebrado em 25 de setembro).

Em cada local foram instaladas tendas de atendimento com toda a estrutura para que os farmacêuticos pudessem receber o público e, por meio de sua atuação, despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes,  além de alertar da importância do farmacêutico como profissional de saúde.

Atendimento do “Farmacêutico na Praça”

Atendimento farmacêutico - Campanha Farmacêutico na Praça em Bragança Paulista
Atendimento farmacêutico – Campanha Farmacêutico na Praça em Bragança Paulista

Na capital, o evento aconteceu no Parque Villa Lobos localizado na zona oeste da cidade. Apesar do tempo frio e chuvoso do dia foram realizados cerca de 800 atendimentos somente neste local. O público atendido recebeu as seguintes orientações:

  • Uso correto de medicamentos
  • Serviços de aferição de glicemia capilar e de pressão arterial
  • Auriculoterapia com sementes
  • Avaliação de exames laboratoriais
  • Recolhimento de medicamentos vencidos ou sobras
  • Teste e orientações sobre hepatite C
  • Orientação farmacêutica sobre armazenamento de medicamentos
  • Orientação farmacêutica sobre câncer de pele, colesterol, homeopatia, medicamentos gratuitos, plantas medicinais, pesquisa clínica e riscos da obesidade.

Outro local de atendimento da capital foi na Praça Silvio Romero, no Tatuapé, na zona leste.

No Grande ABC, a ação Farmacêutico na Praça aconteceu na rua Djalma Dutra, 235, centro de São Bernardo do Campo.

CRF-SP

crf-sp-atendimento-farmaceutico

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, agradeceu a dedicação dos voluntários e reiterou a importância da ação para o benefício da saúde da população e para reforçar a presença e o valor da profissão na sociedade.

[quote_center]

“Mostramos a mobilização e a solidariedade dos farmacêuticos do Estado de São Paulo que trabalharam voluntariamente prestando assistência farmacêutica. Agradeço a dedicação de todos no sucesso da iniciativa”.[/quote_center]

O professor José Armando, da Faculdade de Medicina do ABC e da Faculdade Anhanguera falou sobre a importância de incentivar os alunos de graduação a participarem da ação. “Esse é o primeiro contato que eles têm com a população, faz parte da disciplina de atenção farmacêutica, então a participação é muito valida”, afirmou.

O dr. Alan Moreira, um dos voluntários no Parque Villa Lobos, disse que foi a primeira vez que participou da ação Farmacêutico na Praça e que gostou da experiência e que irá participar das próximas campanhas. “O trabalho com a comunidade é muito importante, a gente aprende muita coisa e conhece pessoas”, destacou. Já a acadêmica de farmácia Mariana Pereira, do quarto ano da Unifesp disse que foi incentivada a participar por influência de uma colega de curso. “É uma ação importante para divulgar a profissão, além de ter maior proximidade com os pacientes.

A dona de casa Rosineide Ferreira de Souza foi pela primeira vez ao Parque Villa Lobos, aproveitou para conhecer a tenda do CRF-SP e ficou muito satisfeita com o atendimento recebido. “O farmacêutico explicou muito bem sobre os testes que fiz e gostei muito do atendimento”.

Valorização Farmacêutica

atendimento-farmaceutico-valorizacao

O desejo da valorização do profissional farmacêutico é um sentimento comum a todos nós farmacêuticos.

Porém, além de exigir nossos direitos, respeito, reconhecimento, e até mesmo a valorização financeira, temos que mostrar para a população,  e também para os nossos representantes, que somos importantes e que podemos fazer a diferença e melhorar a saúde do país.

Meus mais sinceros parabéns a todos os profissionais que dedicaram o seu tempo e conhecimento para o atendimento voluntário da população tão necessitada.

Abraços e Luz,

Fernanda de Oliveira Bidóia

Fotos da Campanha

Confira abaixo algumas fotos de eventos em municípios do Estado:

 

Adamantina

adamantina

 

 

Araçatuba

aracatuba

 

 

 

 

Araraquara

araraquara

 

 

 

Barretos

barretos

 

 

 

Bauru

 

bauru

 

 

 

Guarulhos

Guarulhos - Galeria

 

 

 

Jales

Jales - Galeria

 

 

 

Jundiaí

Jundiaí - galeria

 

 

Marília

Marília - Galeria

 

 

 Mogi Guaçu

Mogi Guaçu - Galeria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui