A Anvisa aprovou o registro do medicamento Xyntha® (alfamoroctocogue) para o tratamento da hemofilia A. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União desta última terça-feira , dia 08/09.
Xyntha® no tratamento da hemofilia A
A administração do medicamento Xyntha®, indicada para o tratamento da hemofilia A, aumenta os níveis sanguíneos de atividade de fator VIII e pode corrigir temporariamente o defeito de coagulação em pacientes portadores deste tipo de hemofilia.
A hemofilia do tipo A é uma deficiência congênita adquirida antes do nascimento do fator VIII ou hemofilia clássica.
Desta forma, o medicamento Xyntha® é indicado para controle e prevenção de hemorragia (perda excessiva de sangue) em pacientes com hemofilia A e na prevenção cirúrgica (tratamento pré-operatório) em pacientes com a doença.
O medicamento é um fator VIII de coagulação recombinante, que tem características comparáveis as do fator VIII produzido pelo próprio organismo.
O produto foi registrado como produto biológico novo, de acordo com a RDC nº 55, de 16 de dezembro de 2010.
Referências
DOU – 8 de Setembro de 2015
ANVISA – matéria publicada pela ANVISA em 8 de Setembro de 2015