Anvisa anuncia novo site para segurança do paciente

0
3195

Anvisa disponibiliza novo site de segurança do paciente que possibilita notificações online

Notícia publicada em 15 de Setembro de 2014 - ANVISA

Novidade na área da saúde

Nesta segunda, dia 15, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibilizou ao público um novo espaço na internet para a discussão de temas referentes à segurança do paciente em serviços de saúde.

De agora em diante todos os profissionais de ligados à área da saúde, pacientes, familiares e acompanhantes podem utilizar o site para notificar e obter esclarecimentos sobre eventos adversos em clínicas e hospitais em todo país.

O site, que leva o nome de Segurança do Paciente, pode ser acessado através do  link: http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/.

Profissionais da área da saúde

Os profissionais ligados à área da saúde podem utilizar os site para acompanhar a divulgação de eventos científicos nacionais, publicações e alertas promovidos pelas vigilâncias sanitárias estaduais e também pelas coordenações de Controle de Infecção Hospitalar

O site ainda conta com um espaço específico para os profissionais da saúde no qual são divulgadas as notificações de incidentes e eventos adversos, infecções relacionadas à assistência à saúde, agregados de casos e surtos em serviços de saúde.

Benefício para o cidadão

Para o público geral, o site da ANVISA disponibiliza os seguintes serviços:

  • Matérias sobre o tema “Pacientes pela Segurança do Paciente”
  • Formulário para a notificação de problemas que ocorreram com o uso de produtos para a saúde (medicamentos, sangue e hemoderivados).
  • Canal “Fale com a ANVISA” – Área para o cidadão entrar em contato diretamente com a ANVISA e esclarecer dúvidas.

Além disso, o site possibilita a notificação de outros eventos que ocorreram durante à assistência à saúde em serviços de saúde, como por exemplo casos de falhas em cirurgias,  lesões de pele durante a internação e de quedas de pacientes.

A informações fornecidas pelo cidadão e pelos profissionais de saúde serão importantes para que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária conheça a realidade do atendimento da saúde brasileira e possa traçar estratégias para a redução de falhas durante a assistência aos pacientes. Desta forma, o sistema pode contribuir para melhoria da qualidade nos serviços de saúde dos brasileiros.

É uma ótima notícia e que o Brasil em muito tem a ganhar.

Agora cabe a nós brasileiros divulgar este benefício para que a saúde no país um dia possa funcionar da maneira que todos nós merecemos, e, inclusive, pagamos caro por isso.

Então não perca mais tempo e compartilhe a novidade através das redes sociais (botões de compartilhamento disponibilizados logo abaixo).

Referências

ANVISA – Resolução RDC nº 36, de 25/07/13

ANVISA – http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/

*Fonte das imagens: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui