Ações preventivas, corretivas e corretivas abrangentes. Qual a diferença?

Ações preventivas, corretivas e corretivas abrangentes. Qual a diferença?

Parece fácil, mas a confusão é grande entre os três tipos de ações (ações preventivas, ações corretivas e ações corretivas abrangentes).

Na grande maioria das vezes, quando é discutida uma ação preventiva a ser aplicada em uma determinada reunião de qualidade, pode ter certeza de que está será na verdade uma ação corretiva, simplesmente.

 

Como assim?

Comumente ações corretivas abrangentes são propostas como se estas fossem ações preventivas. Explicando melhor: Certamente algum desvio em um algum produto X  já ocorreu e a ação proposta servirá de ação para outros produtos que ainda não tiverem aquele tipo específico de desvio pontuado.

 

Não falei que era confuso!?!

suche Lösung

 

Por isso vou explicar melhor:

 

  • Ação preventiva: Ação a ser proposta com a finalidade de melhoria. A ação preventiva é uma ação nunca anteriormente tomada. É uma prevenção de fato.

 

  • Ação corretiva: Uma ação para um determinado tipo ou categoria de desvio. Usada para tratamento de uma falha ou de uma não conformidade.

 

Agora o motivo que gera a confusão:

 

  • Ação corretiva abrangente: ação corretiva usada para um determinado desvio, mas que serve para a prevenção de possíveis desvios que ainda não ocorreram em processos ou produtos semelhantes. Ou seja, você abrange ou estende o campo de uma determinada ação para que um futuro desvio em outro produto, Y por exemplo, ocorra.

É diferente da ação preventiva de fato.

Desenhando fica mais fácil:

fluxograma

Ficou mais fácil entender e aplicar na rotina de seus processos.

 

Aliás, reserve um tempinho da sua agenda, 

elabore e  proponha ações preventivas para melhorias de seus processos.

O tempo que perderá investigando um desvio e buscando alternativas para a devida correção será muito maior e, possivelmente, mais desgastante. Pense nisso, afinal, já diz o ditado “prevenir é melhor que remediar”.

Fica a dica.

 

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, mande um e-mail para contato@farmaceuticas.com.br

 

 

 

Referência

ABNT NBR ISO 9001/2008

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma reposta