Curiosidade sobre a origem do Dia do Farmacêutico
A origem do dia do farmacêutico ocorreu ano de 1941, quando foi discutida pela primeira vez a possibilidade da criação de um dia para homenagear os farmacêuticos, quando o então farmacêutico Dr. Oto Serpa Grandado questionou a criação da data comemorativa durante uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 7 de Janeiro de 1941.
Durante a reunião na qual participava, fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? “
Foi a partir desta sugestão que surgiu a primeira proposta de criação da data comemorativa.
Porém, foi apenas no dia 23 de Março de 2007 que foi aprovada pela ABF, por meio da Resolução n° 460, a data de 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.data esta escolhida por ser exatamente o dia da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que ocorreu no dia 20 de Janeiro de 1916.
Porém a oficialização da data somente ocorreu em 2010 com a aprovação da lei n° 12.338, que tornou o dia 20 de Janeiro como dia do farmacêutico em todo o território brasileiro.
Associação Brasileira de Farmacêuticos – ABF
A ABF surgiu em um momento de dispersão da classe farmacêutica e é considerada por alguns pesquisadores como a “pedra de toque” que operou o milagre do ressurgimento da profissão de farmacêutico no Brasil.
Carinhosamente chamada por seus membros de “A Casa da Farmácia”, além do Museu da Farmácia Antônio Lago, a “Basílica dos Farmacêuticos” abriga também a Biblioteca Rodolpho Albino. Organizada pelo farmacêutico que cedeu o seu nome à biblioteca, a ABF patrocinou a aprovação da 1a edição da Farmacopéia Brasileira e abrigou as discussões que vieram a criar o sistema do Conselho Federal de Farmácia/ Conselhos Regionais, além de importantes associações e sociedades farmacêuticas.
O Dia do Farmacêutico tem como objetivo não só a promoção do encontro entre as várias gerações daqueles profissionais da saúde, que operam em diferentes áreas de atividade, como também, enaltecer, junto à sociedade, os importantes méritos e contribuições da profissão farmacêutica. Uma data de comemoração não só para os farmacêuticos como para todos que desfrutam do benefício do seu trabalhado cotidiano.
Dia mundial do Farmacêutico
Apesar do dia 20 de janeiro ser considerado como o dia do farmacêutico no Brasil, o dia é internacionalmente comemorado em 25 de setembro, data instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) durante o Congresso da FIP realizado em Istambul. Para este dia, a FIP incentiva os farmacêuticos do mundo a organizarem atividades que promovam e defendam o papel do farmacêutico na melhoria da saúde em todos os cantos do mundo.
Em Portugal, diferentemente do Brasil, o dia do farmacêutico não é comemorado em Janeiro e sim em 26 de Setembro, que é o dia dos Santos Cosme e Damião O dia de São Cosme e de São Damião, data marcada no calendário das festividades litúrgicas católicas.
Esta data foi escolhida em Portugal porque os dois irmãos gêmeos, que atuavam na saúde, sendo que São Cosme era médico, enquanto seu irmão São Damião era farmacêutico, e por isso São Damião é considerado o padroeiro do farmacêutico. A data foi adotada como o Dia do Farmacêutico em 1989 pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.
O Profissional de Farmácia
A profissão de farmacêutico tem origem nos antigos boticários e apotecários, que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos para tratamentos de diversas doenças ou mesmo na criação de perfumes, e muitas vezes substituíam os médicos, que na época eram poucos, sendo em muitos casos a única chance de vida daqueles que não tinham acesso a hospitais.
A principal diferença entre a profissão atual e os métodos antigos, é que antes a matéria-prima principal era a extraída da própria natureza e o conhecimento baseado na observação desta, enquanto hoje o trabalho dos farmacêuticos acontece com material sintético e alguns fitoterápicos, processados a partir do conhecimento agregado através no ensino superior regulamentado, em conjunto com as tecnologias atuais.
A profissão no Brasil foi iniciada durante o século XVI. Inicialmente, todos os medicamentos eram trazidos de Portugal, porém as ações dos piratas da época dificultavam o transporte. Desta forma, os jesuítas acabaram se tornando boticários (como era conhecida a profissão naquela época) por uma questão de necessidade, e também porque seus colégios possuíam uma variedade de plantas medicinais que podiam ser utilizadas no tratamento de diversas enfermidades. Em 1640 estes profissionais boticários foram legalizados no ramo comercial.
A Faculdade de Farmácia no Brasil
O ensino farmacêutico no Brasil teve início no ano de 1832, com o surgimento da Faculdade de Farmácia no Rio de Janeiro.
Em 1897 o farmacêutico deixou de ser relacionado somente a medicamentos. Teve início neste ao a Escola Livre de Farmácia e Química, em Porto Alegre.
Farmacêutico famosos da história
1. Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade, além de notável escritor, foi diplomado farmacêutico
2. Alberto de Oliveira
Alberto de Oliveira, Imortal fundador da Academia Brasileira de Letras
3. John Pemberton
John Pemberton, farmacêutico responsável pela criação da fórmula da Coca-Cola
4. Caleb Bradham
Caleb Bradham, desenvolvedor da fórmula da Pepsi.
5. Henri Nestlé
Henri Nestlé, responsável pela criação da farinha láctea Nestlée fundador da multinacional de mesmo nome
6. Martin Heinrich Klaproth
Martin Heinrich Klaproth, descobriu os elementos químicos, urânio, zircônio e titânio.
7. Hubert Humphrey
Hubert Humphrey, 38° Vice-presidente dos Estados Unidos
8. Friedrich Wilhelm Adam Sertürner
Friedrich Wilhelm Adam Sertürner, descobriu a morfina em 1805
9. Maria da Penha Maia Fernandes
Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica cearense, que foi homenageada com uma Lei de proteção à mulher que leva o seu nome.
Referências
- International Pharmaceutical Federation (FIP)
- Ordem do Farmacêuticos de Portugal
- Conselho Federal de Farmácia – CFF
Olá
Amei o site! Moderno, sucinto e bem elaborado. São essas criações que nos deixam felizes em sermos Farmacêuticos.
Parabéns pelo projeto!
Deus abençoe
Oi, Catarina!
Muito obrigada pelo carinho e por suas gentis palavras!
Um grande beijo