Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella: A farmácia mais antiga da Europa

0
5714

A farmácia mais antiga da Europa localiza-se na cidade de Florença, região da Toscana  na Itália. Seu nome completo é Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella, sem acento, sua fundação foi no ano de 1612.

 

História

igreja-de-santa-maria-novella

A cidade de Florença, ou Firenze em italiano, anteriormente era dividida em quatro grandes bairros: Santo Espírito, Santa Croce, San Giovanni e finalmente Santa Maria Novella. Todas essas divisões dos bairros estão relacionadas às igrejas mais importantes de Florença. No caso do bairro de Santa Maria Novella,  o nome foi dado devido a bela igreja acima.  A ordem do convento domenicano foi a predominante neste bairro e igreja, sendo muito importante a figura  dos frades e  a farmácia então se localiza nesse bairro.

Nas leis da época não era prevista ainda a figura do farmacêutico e do perfumista. Há relatos  de suas atividades  já em  1221 e especialmente  em 1381 com o uso da  água de rosas usado principalmente na época de grandes epidemias. Os frades cultivavam plantas medicinais na época que eram usadas para preparar  elixir, pomadas, bálsamos e essências.

Foi apenas no ano de 1609 que por necessidade do convento que surgiu a “profissão” de um aromatário, que por sinal era um frade domenicano. No ano de 1612 é que a officina profumo farmacêutica foi então aberta ao público.  A farmácia passou do convento domenicano para a abertura ao público, em um período muito importante na área farmacêutica como, por exemplo, a criação do recettario Fiorentino, bases fundamentais para a criação da Farmacopeia Toscana e no  ano de 1657, tivemos também a fundação da primeira sociedade científica na Europa.

farmacia-santa-maria-novella3

Sabe-se que foi nessa farmácia que iniciou  a ideia de trocar o óleo pelo álcool na composição dos perfumes (aromas), o que gerou um avanço muito grande na área perfumista. Inclusive com um perfume famoso da época L´eau de la Reine. Entre as demais preparações mais famosas encontra-se a água de melissa( digestiva),azeite aromático ( perfumes para ambientes) e a água de santa Maria Novella ( possui propriedades calmantes). Entre os perfumes mais famosos também  está o Pot Pourri, de 1828. [quote_center]Até os dias atuais a embalagem (pote) do perfume é pintada a mão.[/quote_center]

 perfumes-santa-maria-novella3

perfumes-santa-maria-novella4

 

 

 

Atualidade

farmacia-mais-antiga-da-europa2

Sem dúvida é um ponto de atração a parte da cidade de Florença,  para turistas em geral e especialmente para farmacêuticos e estudiosos da área porque encontra-se no local, além da farmácia, um museu com várias preparações, escritas, maquinários , coleções científicas e equipamentos usados nas preparações desde o inicio de suas atividades. O local pode ser visitado de segunda a sábado e a entrada é gratuita. Hoje, pode ser comprado diversos souvenir da farmácia, preparações, sabonetes, shampoo, perfumes, essências, pomadas etc. [quote_center]Nas suas áreas tem farmacêutico![/quote_center]

Produtos da Officina Profumo Farmaceutica Santa Maria Novella
Produtos da Officina Profumo Farmaceutica Santa Maria Novella

 

produtos-santa-maria-novella-farmacia3
Produtos da Officina Profumo Farmaceutica Santa Maria Novella

 

Como é dividida a farmácia mais antiga da Europa

Primeiramente  entrada é bastante bonita e o corredor de acesso ao salão principal encontra-se esculturas feitas exclusivamente para a farmácia.

 

 

 

farmacia-vestibolo_03

 

 

Salão de vendas

sala-vendita-farmaceutica-santa-maria-novella-2

O grande salão de vendas atual é exatamente uma das capelas do convento domenicano dedicada a São Nicolau de Bari. A maior reestruturação foi feita em 1848, dando origem a entrada  atual da farmácia pela Via della Scala,16.

 

 

Sala verde

sala-verde-farmaceutica-santa-maria-novella-2

 

Com vista para o jardim, a sala foi construída entre 1335 e 1337 possui mobiliário do séc. XVIII atualmente.

Em todos as paredes encontra-se o retrato de todos os diretores da farmácia. Hoje a sala é dedicada também a venda de produtos.

quadros-farmaceutica-santa-maria-novella

 

Sala da Antiga Especiária

Essa sala foi reservada para venda entre os anos de 1612-1848. Atualmente ela é usada para a parte dedicada a erboristeria mostrando várias preparações antigas e atuais para tratamento de menopausa, acne, problemas intestinais, memória, vias respiratórias, relax entre vários outros produtos.

salao-de-ervas-farmaceutica-santa-maria-novella

 

 

Museu

Anteriormente na farmácia se fazia toda a produção. Hoje é feita em outro local a 3 km de distância da farmácia, porém vários processos são feitos a mão, como por exemplo o fechamento das embalagens dos sabonetes.  No seu museu  é possível ver em exposição vários maquinários antigos  usados na preparação de sabonetes.

Antiga prensa para imprimir o sabonete usado no ano de 1800.
Antiga prensa para imprimir o sabonete usado no ano de 1800.

 

farmaceutica-santa-maria-novella-sabonete-corte-museu
Máquina de corte manual do sabão em 1800.

 

 

Coleções científicas

Por toda a farmácia é possível encontrar equipamentos antigos como os mostrados abaixo.

 

Conclusão

A farmácia é sem dúvida  encantadora e o espaço desde a sua abertura ao público é muito bem conservado. É possível encontrar diversos outros produtos para a compra, de diversos preços. A farmácia é tão famosa que existem vários atores do cinema mundial  que usam seus produtos e também estes já foram mostrados em filmes de sucesso. A qualidade dos seus produtos é enorme e, inclusive, a fábrica passa pelo mesmo rigor sanitário de fabricação das leis italianas.

Importante destacar, que na Itália a conservação é o ponto chave da cultura italiana, por isso, nós farmacêuticos, no Brasil, devemos priorizar a preservação das nossas memórias farmacêuticas, seja das nossas antigas farmácias, equipamentos, vidrarias, documentos, manuais e museus para que  as próximas gerações possam sempre usufruir dos nossos patrimônios culturais. Nós no Brasil também temos muita história importante na área farmacêutica.

 

Referência

http://www.smnovella.it

 

Artigo inédito criado exclusivamente para o Portal Farmacêuticas permitido divulgação desde que citado as fontes e créditos do autor e do site.

Seja o primeiro a receber as notícias e artigos exclusivos do site. Cadastre  o seu e-mail no campo disponível  logo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui