Anvisa divulga novas regras para os medicamentos isentos de prescrição – MIPs

1
22919

Medicamentos isentos de prescrição ganham novas regras

Foi aprovado pela Anvisa o regulamento que trata do enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição (MIPs) trazendo mais informações para a população.

O texto, aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa nesta terça-feira , dia 19/07,  considera sete critérios para enquadramento dos medicamentos como MIP:

  1. Tempo de comercialização;
  2. Segurança;
  3. Sintomas identificáveis;
  4. Tempo de utilização;
  5. Ser manejável pelo paciente;
  6. Apresentar baixo potencial de risco e
  7. Não apresentar dependência.

A proposta do novo texto passou por Consulta Pública no ano passado. Na época, cidadãos, representantes da sociedade civil e do setor regulado tiveram 60 dias para enviar contribuições para o texto, que previa a revisão da norma atualmente vigente, a RDC 138/2003.

 

Motivo que levou à alteração de enquadramento de medicamentos para MIPs

MIPs

A ausência de atualização da lista de MIPs descrita na RDC impossibilitou que medicamentos que tivessem perfil de segurança e uso compatíveis com a venda sem prescrição fossem incorporados à categoria de venda.

O relator da matéria, diretor Fernando Mendes, ressaltou que a possiblidade de reenquadramento de alguns medicamentos como MIPs deverá promover uma melhor informação da população sobre o produto.

Segundo ele, brasileiros utilizam medicamentos tarjados sem a prescrição médica. “Porém, se o princípio ativo tem perfil de segurança adequado e a venda passa a ser permitida sem prescrição médica, a empresa fabricante passa a ter a oportunidade de falar diretamente com a população, informando a posologia e alertando sobre contraindicações e advertências”, alega.

A norma deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e trará prazos de adequação para que as empresas possuidoras do registro de produtos que sejam reenquadrados como livres de prescrição deverão submeter.

Fonte:
ANVISA – 19/07/2016
Artigo anteriorComo solicitar o registro farmacêutico no Reino Unido
Próximo artigoVaga de Farmacêutico – Material Didático – Instituição de Ensino
Fernanda de Oliveira Bidoia
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui