Em 11 de Janeiro de 2016, a Anvisa autorizou o registro da Vacina para poliomielite 1,2 e 3.
Pela primeira vez uma empresa Brasileira como a Fiocruz irá fabricar este tipo de medicamento.
Conheça um pouco da doença
A poliomielite é uma doença transmitida pelo vírus Poliovírus que vive no intestino. Embora ocorra mais frequentemente em crianças menores de 4 anos, também existe incidências em adultos.
A incubação ocorre no período de 7 a 12 dias mais comumente, podendo variar de 2 a 30 dias.
Diferente do que pensamos, a clínica mais comum é a subclínica onde aparecem sintomas corriqueiros de uma gripe, como febre, dor de cabeça, dor no corpo. Ou sintomas gastrointestinais, como constipação, diarreia, vômitos e náuseas. Somente cerca de 1% da população apresentam os sintomas mais graves como a apresentação paralítica, que deixa sequelas de locomoção, respiratórias e pode levar até a morte.
O quadro paralítico se dá de uma maneira assimétrica. Um dos membros perde força sua muscular e reflexos, mas mantém sua sensibilidade.
Transmissão
Acontece de uma pessoa para a outra através de líquidos humanos como saliva e contaminação feco-oral por coliformes fecais. O que se torna mais crítico em situações de higiene e condições sanitárias precárias.
O vírus se propaga pelo ar através das gotículas formadas pela tosse, espirros e o falar. Também pode se disseminar por alimentos e água contaminada. Se reproduz em ambientes como intestino, boca e garganta. Pode chegar à corrente sanguínea e chegar ao Sistema Nervoso, onde pode acontecer as sequelas mais graves. Desenvolvendo ou não os sintomas, o indivíduo infectado irá eliminar o vírus pelas fezes que pode contaminar alimentos e água. E fechando o ciclo contaminando outras pessoas.
Prevenção
A vacinação é uma maneira mais eficiente de prevenção em crianças de 15 meses e depois em crianças de 4 a 6 anos. São feitas campanhas de vacinação da tríplice da poliomielite nas redes municipais e a nível nacional. Mas as condições básicas de higiênico-sanitárias são fundamentais para diminuir as chances do ciclo da doença.
Fontes:
Anvisa
Biomanguinhos -Fiocruz
www.drauziovarella.com.br