Novas publicações da Farmacopeia Brasileira

Novas publicações da Farmacopeia Brasileira

A Anvisa publicou em seu site novidades sobre a Farmacopeia Brasileira, agora  passa a ser a primeira a possuir monografias distintas para as heparinas de origem suína e bovina.

Além disso, também foi lançado o Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira 1ª Edição, um compêndio inédito da Comissão da Farmacopeia Brasileira.  O formulário foi um resultado do trabalho do Comitê Técnico Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira e colaboradores.

Formulário Homeopático

formulario-homeopatico

O Formulário Homeopático tem como propósito o apoio à melhoria do acesso à terapêutica Homeopática, sendo constituído por 84 monografias de medicamentos homeopáticos de uso interno que contêm fórmulas farmacopeias (oficinais).

É previsto que o Formulário Homeopático seja aplicado às farmácias de manipulação, aos laboratórios farmacêuticos industriais e aos profissionais prescritores.

Segundo Suplemento da Farmacopeia Brasileira 5ª edição

O Segundo Suplemento da Farmacopeia Brasileira, 5ª edição, aprovado por meio da RDC 167/2017, foi publicado no dia 11 de outubro. O  Suplemento estabelece requisitos de qualidade para produtos de interesse farmacêutico por meio de ensaios específicos.

O novo compêndio conta com 12 métodos gerais e 245 monografias, sendo 171 novas, compreendendo os temas:

 

Temas

Quantidade de monografias

Correlatos

1

Especialidades

11

Gases medicinais

2
Insumos farmacêuticos

63

Plantas medicinais

147

Produtos biológicos

18

Radiofármacos

3

 

Entre as novidades do Segundo Suplemento, destaca-se a monografia inédita de heparina sódica bovina, cuja publicação torna a FB a primeira Farmacopeia a possuir monografias distintas para as heparinas de origem suína e bovina.

 

Faça o download do Suplemento e do Guia Homeopático

Segundo Suplemento da FB 5 encontra-se disponível no endereço eletrônico:http://www.anvisa.gov.br/hotsite/farmacopeiabrasileira/virtuais.htm

Acesse o Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira 1ª edição (http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/3653739/formulario_homeopatico2.pdf/698f099f-2752-4a42-904b-1a7386a306ac)

Acesse a Resolução RDC 129/2016, de 2 de dezembro de 2016, que aprova o Formulário da Farmacopeia Brasileira e dá outras providências

 

Fonte

ANVISA

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma reposta