Não encontra seu remédio pra comprar? Notifique a Anvisa!

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Foi em várias farmácias e não encontrou seu remédio?

Infelizmente, este fato é bem comum no cotidiano dos brasileiros que dependem de medicamentos (remédios) para a continuidade de tratamentos de doenças.

Quando um medicamento fica escasso no mercado, ou simplesmente desaparece da prateleira, muitas vezes o paciente fica “na mão” e acaba interrompendo o tratamento pela falta do remédio.

Mas saiba que nesse caso em especial, você pode notificar à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou mesmo questionar o fabricante através  do SAC da empresa.

Mas por que isso acontece?

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As indústrias farmacêuticas não são obrigadas a produzirem os medicamentos nos quais são detentores do registro, muitas vezes pode ocorrer algum problema relacionado com a fabricação ou irregularidades da qualidade e acaba acarretando no abastecimento dos produtos no mercado.

Até mesmo a falta de matérias-primas, problemas de importação dio ativo ou até mesmo questões comerciais, como a baixa venda de um medicamento (remédio), pode levar à descontinuação, ou como os profissionais farmacêuticos chamam “pruning“.

Muitos podem ser os motivos da falta de um determinado medicamento no mercado. Uma das possíveis causas é a descontinuação temporária ou definitiva de fabricação pelo laboratório. Nesses casos, os fabricantes devem informar à Anvisa essa interrupção com no mínimo seis meses de antecedência, conforme a RDC nº 18/2014.

Mas se a Agência receber várias notificações identificando a falta daquele medicamento em específico, ela tomará medidas orientativas para não comprometer o tratamento dos pacientes. As empresas também devem alertar os consumidores por no mínimo seis meses antes de encerrar a produção.

 

Motivos da falta de um remédio

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  • Problemas relacionados à logística
  • Alta demanda
  • Falta do princípio ativo
  • Alteração do processo ou no local de fabricação que necessitam de autorização prévia da ANVISA
  • Problemas ligados ao registro do medicamento
  • Problemas (desvios) de qualidade

 

O meu remédio está em falta. O que devo fazer?

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Com auxílio de médicos e farmacêuticos, o paciente receberá orientações para utilizar outros medicamentos com a mesma funcionalidade, sendo uma maneira alternativa para o tratamento.

 

Como denunciar?

Caso exista a suspeita que o medicamento foi descontinuado e o fabricante não comunicou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre em contato com a Central de Atendimento da Anvisa (0800 642 9782).

 

Fonte:

Portal Brasil

ANVISA

RDC nº 18/2014

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