Curso de farmácia online, isso funciona?

Curso de farmácia online, isso funciona?

O mercado está em alta quando se trata de curso de farmácia online, mas será que vale a pena?

As opções no mercado são diversas mas nem tudo que é fácil, barato ou mesmo de graça, é bom.

E será que estes cursos acrescentam algum peso ao currículo do profissional ou só atrapalham?

É por estas questões que o profissional precisa ficar atento a todas estas ofertas e selecionar o que realmente agregará valor ao currículo e conhecimento de fato.

Posso atestar como contratante, que em muitos casos deixo de selecionar o candidato por falta de cursos, qualificação técnica ou  pelo fato do profissional ter feito cursos em instituições de pouca credibilidade e reconhecimento.

É por este motivo, que após alguns anos meditando sobre assunto, e depois de muitos treinamentos presenciais ministrados, resolvi lançar o meu próprio curso.

Vou ser sincera, precisa ter coragem e literalmente entender do assunto antes de sair vendendo qualquer bobagem por aí. Posso atestar que estudei muito, pratiquei o que ensino por mais de uma década e posso ser questionada a qualquer instante sem titubear no assunto.

Mas será que isso sempre é assim?

Diante de tais questionamentos, resolvi fazer uma análise do mercado para ajudar aos colegas farmacêuticos:

 

Principais vantagens e desvantagens dos cursos de farmácia online

curso-de-farmacia-online

É importante esta análise antes do profissional sair comprando qualquer curso ou mesmo perdendo seu precioso tempo assistindo a bobagens desatualizadas:

 

Vantagens

  • Fácil acesso, principalmente quando o curso de interesse não é ministrado na cidade ou região de residência do profissional;
  • Flexibilidade: pode ser assistido de onde quiser e no horário mais adequado;
  • Não atrapalha a rotina na empresa;
  • Não necessita de deslocamento;
  • Comodidade;
  • Conforto: afinal o aluno pode assistir o curso do sofá de casa ou até mesmo deitado na cama;
  • Facilidade no pagamento (em muitos casos pode ser pago em até 10x vezes sem juros);
  • Não precisa aguardar a formação de uma turma com outros interessados;
  • Esclarecimento de dúvidas de forma personal, isso quando o profissional está disposto a interagir com o aluno.

 

Desvantagens

  • Necessita de comprometido e disciplina do aluno;
  • Cursos e palestras com conteúdo desatualizado, principalmente quando se trata de requisitos Legais;
  • Baixa qualidade de produção áudio visual;
  • Sites sem estrutura e conexão ruins para assistir às aulas;
  • Internet lenta;
  • Difícil acesso ao docente;
  • Pouco feedback;
  • Instituições de pouca credibilidade que só visam o lucro e não à qualidade do ensino;
  • Não permite o net working;

 

Mesmo com tantas desvantagens, selecionando Instituições e empresas com credibilidade e qualidade, vale a pena investir, mas a pesquisa antes da aquisição é fundamental.

 

Pós-graduação online

curso-de-farmacia-online-farmaceuticas-4

Acho uma opção muito bacana, principalmente porque as grandes universidades estão localizadas nas principais capitais do país. Para quem mora longe, ou não tem tempo devido à questão do deslocamento, ou mesmo em caso de compromissos familiares, é muito válido.

Agora, estamos falando de grandes Instituições de Ensino, como é o caso da USP e da FGV aqui de São Paulo, e de outras tantas de renome no país.

Mesmo assim, estas universidades pecam na qualidade áudio visual. Ainda há muito o que ser melhorado e oferecido ao aluno.

Agora, muitas empresas ou “instituições de ensino”, apesar de serem reconhecidas pelo MEC, oferecem pós de qualidade duvidável, somente com interesse comercial. O profissional que venha a ministrar uma pós nestas empresas, ou mesmo a qualidade do conteúdo, pode ser ruim ou de péssima qualidade. Fiquem atentos!

Eu, sinceramente, não arriscaria meu tempo e dinheiro em uma pós em um site www.eadzedaesquina.com.br

Que credibilidade teria meu currículo?

Será que tais sites conseguem promover uma pós de real qualidade?

Duvido muito.

Mas uma pós da FGV, ESPM ou da USP online eu faria fácil.

 

 

Congresso online

curde-de-farmacia-onliine-2

Esta aí uma opção muito interessante que eu aprovo.

Justamente pelo alto custo da participação de um congresso, ou mesmo pela questão da dificuldade do deslocamento, esta é uma excelente opção para quem busca se atualizar sem  sair de casa.

Palestras online, desde de que realizadas por profissionais competentes e que entendem do assunto, também são muito válidas.

E aproveitando o tema, vem aí o  CONAFARMA, congresso online sobre farmácia clínica que acontecerá nos dias 22 a 29 de Novembro de 2015. Serão oito dias de palestras gratuitas online. Não percam!

Cartaz-Divulgacao-pequeno

 

 

 

Curso de Farmácia Online

curso-de-farmacia-online-farmaceuticas-2

Apesar das desvantagens abordadas anteriormente, quando o profissional consegue concluir um curso de qualidade, é algo que só tem a agregar.

Geralmente, o custo de um curso online deve ser mais baixo que um curso presencial, mas na prática nem sempre isso acontece.

Eu mesma fiz, e continuo fazendo, muitos cursos online justamente pela falta de tempo e correria do dia-a-dia. No entanto, o que me deixa triste, é que só consigo cursos de qualidade, obviamente dentro dos tópicos de meu interesse, de empresas americanas que de fato tem grande preocupação com o conteúdo ministrado e com a qualidade áudio visual do material vinculado.

Uma excelente indicação de cursos é o site www.lynda.com dos Estados Unidos. Ótimos cursos, recomendo. Mas não tem curso de farmácia online…

Inclusive, baseando-se no padrão de qualidade internacional é que os Cursos Farmacêuticas foram lançados, afinal, trabalhando há 15 anos na área de qualidade e de treinamentos, e ainda com o Portal Farmacêuticas, não poderia cometer este erro grotesco.

Agora no Brasil, o que me envergonha é que as empresas tem a coragem de lançarem cursos com custo de R$ 1.000,00, ou mais, sendo que tiveram a “pachorra”de filmar o ministrante usando um IPhone com uma parede branca mal iluminada ao fundo. Vergonhoso!

Isso sem falar nos Powerpoints®/slides primários. Até uma criança faria uma apresentação melhor.

Então, fiquem atentos ao www.eadzedaesquina.com.br e selecionem com cuidado a instituição de ensino/empresa.

E para transmitir credibilidade e confiança, tanto em termos de conteúdo quanto de qualidade, é que lançamos os nossos cursos.

No momento temos o curso de validação de limpeza, mas muitos outros, e de diversas áreas, estão por vir. Aguardem!

 

ead-curso-farmacia-farmaceuticas

Em resumo, faça cursos, independente de serem da Farmacêuticas ou não, o importante é que sejam de qualidade e agreguem real valor e conteúdo ao currículo do profissional.

 

 

E como fica o currículo do profissional com o curso online?

ead-curso-de-farmacia-on-line

Este é o ponto de maior preocupação.

Infelizmente, muitos profissionais, ou por comodismo ou por falta de conhecimento, acabam fazendo uma pós ou mesmo cursos que pouco agregam conhecimento.

Há casos em que uma pós, como por exemplo sobre indústria,  promete abordar tantos assuntos e matérias que em nada tem a ver umas com as outras. No final, o profissional terá ouvido falar de tudo um pouco e não terá se aprofundado em nada. Aliás, onde já se viu  em um mesmo curso (pós) serem abordados temas como assuntos regulatórios, farmacovigilância, produção, ferramentas da qualidade, controle de qualidade, validação de limpeza, etc?

Para quem nunca atuou na indústria até pode fazer sentido, mas quando um profissional contratante desta área for avaliar um currículo saberá de imediato que o candidato não terá a qualificação que este acredita que tenha, é fato.

Outro ponto é que o nome da instituição/empresa contam e muito na avaliação curricular.

A quantidade de cursos realizados também é outro ponto muito avaliado.

Sendo assim, faça cursos relacionados com a área de interesse. Não adianta fazer cursos sobre todas as áreas,/assuntos e não entender a fundo das atividades solicitadas nos requisitos de uma vaga.

Lembre-se que a competição e concorrência entre os candidatos é enorme e você deve se destacar da multidão para conquistar a vaga dos sonhos.

 

 

Conclusão

curde-de-farmacia-online-farmaceuticas-2

O que mais me deixa apreensiva é que muitos profissionais investem uma grande fatia do já tão baixo piso salarial para investir em cursos que,  muitas vezes, não agredam qualquer valor ao currículo e muito menos trazem o conhecimento desejado e necessário para a realização das atividades a qual foi desempenhado. É complicado.

Lembrando que este é um review com opinião exclusivamente minha e com foco totalmente profissional.

Depois de tantas horas, e até mesmo anos ministrando cursos, e selecionando candidatos, creio conseguir opinar a respeito do tema e ajudar algum interessado em avaliar o assunto.

E para resumir, fique atento aos seguintes pontos:

  1. Credibilidade da instituição de ensino/empresa;
  2. Conteúdo atualizado dos cursos;
  3. Conteúdo que atenda aos requisitos Legais vigentes;
  4. Qualidade áudio-visual;
  5. Nível de conhecimento do ministrante sobre o assunto;
  6. Cursos relacionados à área de interesse ou no qual desempenha suas atividades (aprimoramento)
  7. Número de cursos
  8. Requisitos da vaga de interesse x cursos relacionados
  9. Avaliação curricular
  10. Cursos x peso do currículo

 

Agora, tire suas próprias conclusões e pense melhor antes de perder seu tempo e gastar dinheiro.

Faça cursos, aprimore-se, sejam eles online ou não, o importante é que sejam de qualidade!

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma reposta