CFF lança guia de prática clínica – Febre

CFF lança guia de prática clínica – Febre

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), através do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (ProFar), publicou o seu terceiro Guia de Prática Clínica – Febre. O lançamento ocorreu durante a 470ª Reunião Plenária do Conselho.

A publicação do Guia de Prática Clínica – Febre faz parte de uma série de nove guias, que estão sendo desenvolvidos pelo conselho para respaldar a atuação clínica do farmacêutico.

A coordenadora do ProFar, Josélia Frade, informa que o conteúdo foi elaborado pelos consultores ad hoc, farmacêuticos e médicos, contando com a chancela da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS); e o apoio da Sociedade Brasileira de Dengue-Arboviroses (SBDA); Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP); Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Foro Farmacéutico de Las Américas (FFA). Juliana Pfeil, da SBMFC; Marcelo Simão (SBDA) e Mário Borges (ISMP) estiveram presentes no lançamento.

Acesso ao guia de prática clínica – Febre

guia-de-pratica-clinica-febre-vol3-cff

Até o momento foram lançados 3 guias:

1°) Guia de prática clínica – Sinais e Sintomas Respiratórios – Espirro/Congestão Nasal

2°) Guia de prática clínica – Sinais e sintomas do aparelho genital feminino- Dismenorreia

3°) Guia de prática clínica – Febre. Clique aqui para download: Guia-de-pratica-clinica-Febre-vol3-CFF

 

Para ter acesso ao terceiro guia de prática clínica – Febre, e aos outros guias anteriormente publicados, clique nos links abaixo:

Além da publicação dos Guias, o CFF ainda divulgou algumas novidades na área da saúde:

 

TELESSAÚDE

TelessaúdeRS

A médica Juliana Pfeil, da SBMFC, também integra a equipe o TelessaúdeRS – UFRGS – um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que, recentemente retomou o atendimento do 0800 644 6543 para todo o Brasil.

Além dos médicos e enfermeiros, a novidade é que agora nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, FARMACÊUTICOS e psicólogos da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica do Brasil também podem solucionar suas dúvidas clínicas com o TelessaúdeRS – UFRGS.

Juliana explica que a Teleconsultoria pelo 0800 644 6543 é um serviço que oferece consultorias clínicas por telefone, esclarecendo dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, baseadas nas melhores evidências científicas.

A médica ainda esclarece: “O objetivo é ajudar a resolver os problemas de saúde dos pacientes de maneira mais rápida com o objetivo de ampliar o cuidado realizado na Atenção Básica. As dúvidas são respondidas em tempo real, sem a necessidade de agendamento prévio”.

O atendimento do programa é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (horário de Brasília).

Mais informações: https://bit.ly/2GxsVVk

 

RADIOFARMÁCIA

radiofarmaco-radiofarmacia

Durante a reunião plenária, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio, também foi aprovada a alteração na Resolução n º 486/2008, que dispõe sobre atuação do farmacêutico em radiofarmácias.

A resolução acrescenta, à normativa, os critérios para titulação mínima para atuação do farmacêutico em Radiofarmácia.

De acordo com o texto aprovado, para o exercício de atividades de preparo dos radiofármacos, deverá o farmacêutico atender a PELO MENOS UM dos seguintes critérios:

  • Ser egresso de programa de pós-graduação lato sensu e strictu sensu reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) relacionado à radiofarmácia;
  • Ser egresso de curso livre de formação profissional em radiofarmácia, reconhecido pelo CFF;
  • Ter atuado por 3 (três) anos ou mais na área de radiofarmácia, o que deve ser comprovado por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou de contrato e declaração do serviço, com a devida descrição das atividades realizadas e do período de atuação.

 

A íntegra do texto deve ser publicada, em breve, no Diário Oficial da União (DOU).

 

APLICATIVOS

app-saude

A professora e farmacêutica Francilene Amaral, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o apoio do analista de sistemas e empresário Castro Neto, apresentou duas ferramentas para produtividade do trabalho do farmacêutico. Os aplicativos SUA RECEITA DIGITAL e LEMBRE DO REMÉDIO.

De acordo com a professora Francilene, o objetivo é auxiliar os farmacêuticos no cumprimento das regras do Farmácia Popular; no gerenciamento do processo de dispensação e no arquivamento seguro das receitas controladas. “E para a população, o aplicativo lembra a hora de uso do medicamento, o que aumenta a adesão e ainda envia dicas promovendo a educação em saúde”, explicou.

Walter Jorge João tamb;em comentou sobre o tema: “Sem dúvida, os aplicativos já fazem parte da nossa realidade e facilitam nosso dia-a-dia. Um grupo técnico e jurídico do CFF vai avaliar os aplicativos e a possibilidade de uma recomendação do CFF para o uso por farmacêuticos e pacientes de todo país”.

Fonte

Departamento de Comunicação do CFF

Resolução n º 486/2008

TelessaúdeRS – UFRGS

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma reposta