Atensina Comprimidos Descontinuado

Atensina Comprimidos Descontinuado

A Boehringer Ingelheim do Brasil comunica a descontinuação temporária de fabricação do medicamento Atensina ® comprimidos, nas apresentações 0,100mg e 0,200mg, indicado para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta).  devido a necessidade de investigação de resultados fora de especificação durante análises de liberação realizadas em lotes do medicamento.

A fabricação do mesmo deverá ser normalizada até maio do corrente ano.

Motivo da descontinuação do Atensina ® comprimidos

A descontinuação temporária é devido a necessidade de investigação de resultados fora de especificação (OOS/FDE) durante análises de liberação realizadas em lotes do medicamento.

 

Declarações da Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim esclarece que há alternativas terapêuticas para o medicamento e recomenda que os pacientes em uso de Atensina® comprimidos, apresentações 0,100mg e 0,200mg, conversem com seus médicos a respeito das mesmas.

Importante ressaltar que

a apresentação 0,150mg de Atensina ® comprimidos não sofreu qualquer alteração em sua fabricação e encontra-se disponível no mercado

.

Com mais de 130 anos — 60 deles no Brasil — a Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo e mantém seu compromisso com a qualidade dos produtos que entrega e com a saúde dos pacientes. A empresa se coloca à disposição para demais esclarecimentos por meio de seu SAC: 0800 701-6633.

Fonte

Comunicado oficial da Boehringer Ingelheim do Brasil sobre a descontinuação do medicamento Atensina ® comprimidos emitido em  o5 de janeiro de 2018.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 17 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

36 COMENTÁRIOS

  1. Eu só tomei conhecimento desta DESCONTINUIDADE do ATENSINA 0,200 mg, quando neste dia 3 de Março sábado, fui até as farmácias de minha área para comprar e todos diziam não tem o PRODUTO!!!
    O impedimento para venda pelo (OOS/FDE) é baseado no que??? eu poço saber com detalhes pois minha esposa toma este medicamento.
    Sds. Jorge

  2. Minha vó tem 83 anos e toma esse remédio, gostaria de saber o que ela deve tomar agora né, qual foi o motivo desse impedimento?

  3. EU FAÇO USO E SÓ FIQUEI SABENDO AGORA QUE PRECISEI REPOR O QUE ESTÁ ACABANDO. POR QUAL MOTIVO? A NOTA NÃO FOI CLARA.

  4. Não estou encontrando atensina de 0200ml nem a de 0100ml e nem a de 0150ml nenhum farmacêutico sabe informar por que a falta deste medicamento

  5. Nenhuma farmácia em Salvador e Lauro de Freitas tem Atensina 0,150mg.
    Por que?????

  6. Eu vou denunciar na ANATEL esta negligência. As farmacêuticas sabem que tratamento no SUS é difícil. E meu pai já tece 3 AVC e 1 AVE, 20 Isquemias. E de repente resolvem parar a fabricação.
    Onde fica a responsabilidade e a ética neste caso?
    E os pacientes como ficam?
    Todas as noites tenho levado meu pai no hospital com 20 ou 21 de pressão. Passamos madrugada afora tentando baixá-la. Estou exausta e meu paizinho também. Ele tem 79 anos e por falta de responsabilidade, ética nos deparamos com esta negligência. Ficam enchendo meu paizinho com um monte de hipertensivos tentando baixar a pressão.
    Eu só sei que, vou na justiça reclamar por este ato inconsequente e abusivo. Formalmente vou notificar a agência e ao Ministério de Saúde. Seus irresponsáveis, Boehringer. IRRESPONSÁVEIS!!!!!!!!!!!

    • Oi, Karlla!

      Creio que houve uma confusão, a Anatel é a agência que cuida de telefonia, internet e comunicação. A Anvisa é a agência nacional de vigilância sanitária responsável pela fiscalização deste setor.
      A respeito da Anvisa, o fabricante comunicou a descontinuação formalmente para a Agência e está de acordo com os procedimentos regulatórios em caso de descontinuidade.
      O fabricante ainda informa que há outras opções para tratamento de pressão no mercado.
      Sugiro que verifique outras opções com o cardiologista de seu pai.
      Atenciosamente,

  7. Só descobri que o medicamento estava descontinuado quando meu estoque acabou, tomo 800mg de atensina por dia, quando não tomo minha pressão vai a 24/20

    • Oi, Enerci!

      Deve procurar um cardiologista para que prescreva o medicamento para hipertensão mais indicado para você.

      Também é importante a reeducação alimentar, com a redução de consumo de sal e alimentos com alto índice de gordura animal para redução de colesterol.
      A prática de exercício e o consumo de no mínimo 2L de água por dia também auxiliam na redução da pressão.

  8. Estou precisando desse medicamento para meu filho e não estou encontrando nem o de 150. Pode me informar onde encontro com urgência.

  9. Sr. Laboratório, por favor então nos diga onde encontrar a dosagem de 0,150 mg pois estou a mais de uma mês atrás do mesmo é não se encontra em lugar algum. Já rodei São Paulo e interior e nada, nem uma caixa pode se dizer. O que ouço é que fora retirado para verificação e como é que vocês dizem aqui que a dosagem 0,150 nada sofreu e temos no mercado. Em quem acreditar nas Farmácias ou no Laboratório tão conhecido por nós.

  10. É uma irresponsabilidade, sim Essa indústria farmacêutica deveria ter sido mais clara e mais rápida com as informações, afinal, só descobrimos quando começamos a procurar de farmácia em farmácia e não conseguimos encontrar. Eu sou renal crônica, não posso tomar 2 litros de água por dia, não posso fazer exercícios físicos regulares. Faço uso da medicação para conseguir dialisar melhor e não correr o risco de sofrer um AVC. Onde está a lei nesse país, ninguém cumpre. Tenham mais responsabilidade, pois vocês lidam com vidas humanas, não simplesmente com uma forma de ganhar dinheiro e enriquecer, enriquecer, enriqucer.

    • Cara Neusa,

      O fabricante agiu corretamente, de acordo a RDC Nº 18, DE 4 DE ABRIL DE 2014 – Dispõe sobre a comunicação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA dos casos de
      descontinuação temporária e definitiva de fabricação ou importação de medicamentos, reativação de fabricação ou importação de medicamentos, e dá outras providências.

      Mais informações através do site: http://portal.anvisa.gov.br/descontinuacao-de-medicamentos

      O melhor é consultar o seu cardiologia para que ele receite outro medicamento que não impacto no seu tratamento farmacológico.

      Att,

  11. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM COMPRIMIDO PRA SUBTITUIR ESTE ATENZINA JA TOMO ELE A MAIS DE 25 ANOS PELO QUE SEI NÃO EXISTE OUTRO COM O MESMO EFEITO

  12. Não sei em qual mercado vocês se referem porque aqui em Goiânia e região metropolitana não está sendo encontrado nem mesmo nas grandes redes de farmácias. Chegando a afirmarem que todas as apresentações deste medicamento foi descontinuado.

  13. Não sei em qual mercado vocês se referem porque em Goiânia e região metropolitana o de 0,150mg não está sendo encontrado em nenhuma farmácia, nem mesmo nas grandes redes. eu pessoalmente fiz a pesquisa pois tomo esse medicamento há mais de 10 anos.

  14. Boa tarde, estou passando pelo mesmo problema que muitos mencionaram acima, mas veja bem, normalmente quem faz uso de certos medicamentos compra uma certa quantia, eu tomo esse medicamento a 20 anos e quando estava no final fui comprar e fui informado dessa situaçao, entrei em contato com o sac e fui informado que talvez volte a fabricar so no meio do ano, era o mês de Maio desse ano agora é talvez meio do deste ano, agora todo medicamento é um tipo de droga e no caso eu faço uso dessa droga de 0.200mg 2 vezes ao dia acompanhado de outras 2 drogas enapril e furosemida, e depois de 20 anos do nada eu paro com a droga atensina 0.200mg, os milionários donos de laboratórios acham o que, que vai ser uma boa o meu organismo nao vai ter reaçao nenhuma, e igual o cara que fuma a 20 anos se ele parar de fumar de um dia para o outro é facil ne o organismo dele nao vai sentir nada é tao facil ne, facil é colocar isso no papel, a anvisa concorda com essa safadeza por que é facil pra eles mas pra quem faz o uso dessa droga atensina nao é nada facil, pois passei no medico estou tomando apressolina de 25mg mas meu organismo sente falta do atensina a pressao fica 12/8 mas os batimento fica acelerado e um incomodo no peito é muito ruim, ontem tive uma inquietação e não consegui durmi, pressao 13/8, tenho 2 cp de atensina quardado cortei um ao meio e tomei depois de uns 40 min passou a inquietação e a dor no peito, agora a Anvisa sabe disso, não entao para de tomar uma droga assim do nada estamos colocando nossas vidas em risco. Por que quem sabe a dificuldade que esta passando é quem faz uso da droga atensina. A cloridrato de clonidina que é a droga usada na fabricaçao do atensina deveria ser liberada para todos os laboratórios que tem interesse em fabricalo e assim não ficariamos na mão de um unico fabricante que nao esta nem ai com as milhares de vidas que eles estao prejudicando.
    Eu Andre sou diabético tipo 1 desde 1988 e sou renal crônico também e hipotiroidismo, tenho 38 anos estou novo, trabalho, é muito dificil viver em um país que, quem tem poder so prejudica a vida do povo. NÃO É NADA FACIL FICAR SEM O MEDICAMENTO ATENSINA DEPOIS DE 20 ANOS DE USO !!!!!

  15. Conforme comentários do próprio fabricante a Atensina de 0,150 mg sua fabricação está normal , o que não dá para entender porque que a rede de farmácias de minha cidade(Resende – RJ) NÃO ESTÁ TENDO PARA FORNECER.
    OBS: Seus colaboradores informam que o fabricante não está entregando o medicamento em todas as dosagens.
    Baseado nestes fatos quem está falando a verdade?

  16. É UMA GRANDE MENTIRA QUE ATENSINA 0,150 TA NO MERCADO PRA VENDER,NÃO TEM EM NENHUMA FARMÁCIA AQUI EM SANTA CATARINA ALÉM DA FALTA DE RESPEITO COM O CONSUMIDOR DE DESCONTINUA UM MEDICAMENTO E NÃO COMUNICAR EM REDE NACIONAL,FALTA DE RESPEITO COM O PACIENTE…INDIGNADO

  17. SE A ANVISA ESTAVA CIENTE PORQUE NÃO DIVULGOU A DESCONTINUIDADE DO MEDICAMENTO ,IRRESPONSÁVEL A EMPRESA BOEHRINGER SIM E A ANVISA PIOROU IRRESPONSÁVEL EM DOBRO E COMO ESTAMOS NO BRASIL FICAMOS IMPOTENTES.COM ESSAS RESPOSTAS TRE LE LE PRA ENROLA TODO POVO…

  18. Nao continua mesmo! Rodei Maringa inteira e cidades vizinhas e nenhuma rede nem das grandes farmácias nem das pequenas nao encontra. Em nenhuma dosagem. Porque nao abre patente logo de um x e deixa que os genéricos consigam dar conta da demanda!

  19. Bom dia,gostaria de saber se há outro medicamento que substitua a atesina,Pois o cardiologista da minha mãe de 87 anos mim disse que se não conseguir mais o medicamento,será necessário mudar toda a medicação que ela toma, muito transtorno ne.Se tivesse um substituto facilitaria para todos os usuários desse medicamento.

  20. Uso atensina 150mg a 40anos e mais 3 remédios para pressão
    O único que baixa minha pressão e atensina.se não tomar ela sobe para
    220 estou apavorado.não achei aqui no RS e nem minha cidade
    Gravataí.RS solução entrar na justiça contra laboratório e exigir
    A distribuição do mesmo.caso contrario vou morrer

  21. E lamentável que os fabricantes se preocupam com normas da anvisa e avisar que não irão fabricar atensina .faco uso a mais de 40 anos com mais 3 medicamentos .única que baixa para 15/08 e atensina.se não tomar pressão vai a 220/110.como vou viver sem este medicamento já passei cardio usei outros mas não resolvem.
    Laboratório e responsável por vidas. Humanas.cadê a responsabilidade pra repassar a outros fabricantes este medicamento.solução a quem toma este medicamento entrar na esfera judicial para o laboratório fornecer este medicamento.pois e caso de vida ou morte

  22. Minha mãe fazia uso deste medicamento não achou mais p comprar, desde então sua pressão só alimentava levei ela no cardiologista passou outro medicamento mais não fazia o mesmo efeito. Por causa do interrupimento brusco ela teve 2 paradas cardíaca estar enternada em coma na UTI. Se Deus quiser ela vai sair dessa. Quando volta a fabricação deste medicamento? Ainda a algum estoque na fábrica?

  23. TANTA DEMORA PARA COMERCIALIZAÇÃO NOVAMENTE DO MEDICAMENTO. MINHA MÃE TOMA DOSAGEM 0,100 E FOI ESSE REMÉDIO QUE ESTABILIZOU A PRESSAO DA MINHA DE 87 ANOS, LEGUEI HOJE NO LABORÁTIO E DISSERAM QUE NO MEIO DO ANO É PROVAVEL A FABRICAÇÃO DO MESMO NOVAMENTE, ESPERO QUE SEJA VERDADE.

  24. To passando pelo mesmo problema.
    Resumindo: tenho por mim que eles querem msm é ser responsavel por negligencia, causando a morte de muitos hipertensos.
    menos gasto para o SUS, menos gasto, mesmo que a maioria dos hipertensos são idosos.

  25. Tomo ele a mais de 14 anos. Já tentei outros e não deu certo só passei mau. Tiraram sim das farmácias muito derrepente. Agente que si dane. Isso tá errado. Esse remédio nunca havia me causado nenhum mau. Não tem outro que substitua o atensina é que não faça mau.

  26. Pretendo entrar na justiça, há um claro descaso e deboche com a vida dos consumidores, interessados que quiserem me acompanhar façam contato.

  27. Estou há 2 meses procurando Atensina 0,150 em Belo Horizonte e todas as farmácias dizem que foi descontinuado ou que parou a fabricação no laboratório. Até encontrei online no site da Paguemenos, mas quando tento finalizar a compra, aparece a informação de que não entrega em Minas. Não sei se é isso mesmo ou se eles também não têm. Todas as outras farmácias que vendem produtos online, estão com qualquer Atensina em falta.
    Pesquisando um pouco mais na net, recebo a informação de que uma farmácia na Sé em SP, tem para vender o 0,100 e 0,150, mas precisa comprar lá no balcão, mas também não sei quanto tempo tem essa informação.

Deixe uma reposta